A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Saúde, convocou 68 agentes comunitários que vão integrar o quadro de servidores da municipalidade. Eles foram classificados em concurso público para preencher vagas existentes.
A maior parte passou por curso introdutório sobre a estrutura da rede municipal de saúde para iniciar as atividades e já se apresentou em seus postos de trabalho.
Os novos agentes comunitários farão parte das equipes nas USFs (Unidades de Saúde da Família) de diversos bairros, aumentando a cobertura dos serviços aos moradores, perto de suas casas.
A equipe de saúde da Família é composta por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, agente comunitário de saúde, auxiliar administrativo e auxiliar serviços gerais.
A categoria é responsável por fazer o mapeamento nos bairros, levantando a demanda mais significativa de cada região da cidade. Além disso, o agente comunitário cumpre papel de criar vínculo com a comunidade, mantendo relação de respeito e humanização.
Esse contato facilita as ações e fortalece a mobilização da população. Diante desse quadro, o agente comunitário tem de cumprir exigência contratual de ser morador da área de abrangência em que se dispõe a trabalhar.
A Secretaria Municipal de Saúde programou para julho a capacitação envolvendo a nova equipe de agentes comunitários. Na ocasião, serão abordados temas da rotina de trabalho da categoria.
Fonte: Assessoria/Prefeitura