A Prefeitura de Catanduva reforçou o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) com a convocação de nove funcionários, a partir da classificação no mais recente concurso público para essa função. A maior parte dos novos agentes se apresentou às atividades na manhã desta segunda-feira, dia 17.
Eles foram recepcionados pelo prefeito Afonso Macchione Neto: “Hoje a GCM cumpre importante papel de segurança pública e merece ser valorizada. Esse ato terá reflexo no cuidado com o patrimônio e a proteção à comunidade.”
O grupo deu inicio ao ciclo de treinamentos. Eles serão incorporados às atividades externas somente depois de concluírem curso de formação, que compreende em 600 horas de aulas práticas e teóricas, conforme previsto na grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
A capacitação inclui conhecimentos em matérias relacionadas a Direitos Humanos, Fiscalização Ambiental, Policiamento Comunitário, Processos Civil e Penal, Defesa Pessoal, Primeiros Socorros e Manuseio de Arma de Fogo.
O primeiro tema abordado foi ética e improbidade administrativa no serviço público, com palestra ministrada pelo advogado Ricardo Hummel.
Os cursos de formação terá o envolvimento de instrutores capacitados, aproveitando a estrutura de profissionais da administração municipal e de colaboradores, na própria sala de instrução, montada na base da GCM.
Para o comandante Luiz Carlos Larocca, o momento é decisivo na formação de guardas conscientes e responsáveis perante suas tarefas. “Os novos agentes estarão aptos a cumprir suas atividades, desenvolvendo um excelente trabalho junto à Prefeitura e à comunidade”, ressaltou.
Fonte: Assessoria/Prefeitura