Prefeitura retoma sistema online de gerenciamento de resíduos

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, implantou definitivamente o Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos, o Sigor. O sistema é fruto de parceria entre o poder público municipal e a Secretaria de Meio Ambiente do Estado e visa à busca da sustentabilidade ambiental e qualidade de vida.

O Sigor, instituído pelo Decreto Estadual 60.520, de 5 de junho de 2014, é uma ferramenta que auxilia no monitoramento da gestão dos resíduos sólidos desde a sua geração até a destinação final, incluindo o transporte e destinações intermediárias, permitindo o gerenciamento das informações referentes aos fluxos de resíduos sólidos no Estado de São Paulo.

“Com a utilização correta deste sistema, será possível assegurar que os resíduos gerados sejam transportados por empresas devidamente cadastradas e legalizadas e, posteriormente, destinados a locais licenciados. Desta forma, os resíduos terão destinação ambientalmente adequada”, explicou a chefe da divisão de limpeza urbana, Daniela Amaral.

Construção Civil

O Sigor – Módulo Construção Civil é resultado de convênio entre o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e o Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusConSP). O objetivo é somar esforços para a consolidação do desenvolvimento sustentável no setor da construção civil no Estado.

Os módulos são divididos de acordo com os usuários. Neste caso, compreende os resíduos provenientes das atividades da construção civil, dentre outros comumente gerados nos canteiros de obras, de acordo com a Resolução 307/2002, do Conama.

No link http://cetesb.sp.gov.br/sigor/tutorial-videos/, é possível acessar os tutoriais e obter um melhor entendimento do sistema e sua forma de uso.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas