A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Assistência Social, formalizou o repasse de R$ 186,3 mil a oito entidades sociais que atuam no município. O montante é resultado de captações sobre 1% do Imposto de Renda, destinadas ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Os termos de parceria que visam à liberação da verba foram assinados pelo prefeito Afonso Macchione Neto em reunião com representantes das entidades, no dia 30. “As entidades merecem a nossa atenção e esse apoio financeiro é essencial à manutenção das atividades e à melhoria do atendimento”, destacou.
Os recursos financeiros contabilizados serão distribuídos em partes iguais, no valor de R$ 20,7 mil, às Organizações da Sociedade Civil (OSCs): Associação Espírita Paulo de Tarso, Associação Pão Nosso, Programa Beneficente Criança Cidadão do Futuro, Instituto dos Deficientes Visuais de Catanduva, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Lar da Criança Lola Zancaner, Educandário São José e Casa de Apoio à Criança – acolhimento institucional Casa Lar e Abrigo.
O dinheiro deverá ser aplicado pelas entidades na execução de ações complementares aos Serviços de Promoção, Proteção, Defesa e garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Os trabalhos são monitorados pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Este ano, a campanha em prol a doações ao fundo ganhou reforço com a mobilização “Sou Leão Amigo”. Ao longo da empreitada, foram promovidas atividades com objetivo de incentivar cidadãos a contribuir com a causa.
As doações ainda podem ser feitas até 31 de dezembro. A receita contabilizada será direcionada às entidades em 2019. A destinação do IR para o fundo não representa benefício fiscal, nem gera prejuízos ao doador, mas permite que parte do imposto devido seja encaminhada a um projeto ou entidade do município.
Fonte: Assessoria/Prefeitura