A Prefeitura de Catanduva articula a criação de um conselho em favor do reconhecimento da diversidade sexual. A garantia de políticas públicas voltadas à população LGBTTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) é uma reivindicação antiga dos movimentos que defendem a causa na cidade e tem ganhado espaço junto à administração municipal.
Representantes das secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação e da Guarda Civil Municipal se reuniram para traçar as providências necessárias para formalizar o grupo, que será composto por integrantes do poder público e da comunidade. Nessa primeira etapa, um plano será traçado com diretrizes e o papel de cada departamento do poder público na elaboração de políticas públicas para essa população.
A coordenadora da Assistência Social, Neusa Peres, informou aos participantes a mobilização do poder público em prol a essa causa, sem deixar de ressaltar que os trâmites para a criação do conselho serão cumpridos.
“Precisamos nos preparar para que essa ferramenta seja devidamente regulamentada. Temos de convocar os órgãos responsáveis, fazer o processo de conscientização, discutir as políticas e serviços, e realizar fóruns de discussão para a criação do conselho”, ressaltou.
Um dos líderes do movimento, Vasco da Gama, presidente do grupo Reveja, falou sobre a expectativa para que, nessa gestão, a implementação do conselho se torne realidade. “Há muito tempo buscava uma reunião com os segmentos do poder público. Hoje tivemos uma grande representatividade. Espero que essa seja uma tendência para os próximos encontros rumo à definição do grupo.”
A próxima reunião está marcada para o dia 7 de abril, às 9 horas, na Secretaria de Assistência Social. Na pauta consta a formação de uma comissão organizadora para iniciar o processo de criação do Conselho de Diversidade Sexual. “Vamos levantar as propostas e ideias do movimento e apresentar o projeto da 10ª Semana da Diversidade de Catanduva e Região, que acontecerá de 15 a 21 de maio”, finalizou Vasco.
Imagem: Comunicação/Prefeitura de Catanduva
Fonte: COMUNICAÇÃO/Prefeitura de Catanduva