Presidente da Câmara, Dr. Luis Pereira pede criação de canal direto para os munícipes

“O ‘Painel Informativo COVID-19’, trata-se de um meio de os munícipes tirarem suas dúvidas e fazerem sugestões durante essa pandemia da COVID-19”, afirma o parlamentar.

Na manhã desta sexta-feira, 03 de abril, o Presidente da Câmara Municipal de Catanduva, Dr. Luis Pereira realizou uma reunião com o Setor de Comunicação Social da Casa e pediu para que o setor criasse um canal direto para os munícipes.

“O ‘Painel Informativo COVID-19’, trata-se de uma forma de informarmos a população do que vem acontecendo com a saúde Catanduvense e também um meio de os munícipes tirarem suas dúvidas e fazerem sugestões durante essa pandemia da COVID-19”, afirma o parlamentar.

O canal direto disponibilizado é a página do facebook do legislativo municipal https://www.facebook.com/camaracatanduva/ .

Em conversa com Dr Luis Pereira ele avisa ainda que virá uma verba do governo do Estado de aproximadamente R$1 Milhão de reais para a cidade, e que deseja que esta verba seja destinada integralmente para a prevenção, bem como para tratamentos desta pandemia da COVID-19.

Por fim o Chefe do Legislativo Catanduvense pede para que façamos uma corrente de oração, todos os dias às 18:00 horas.

“Neste momento difícil que estamos passando, a única afirmação correta que podemos passar, é que essa corrente de oração através de nós todos, é o caminho que pode nos levar à cura desta terrível doença que ameaça a humanidade”, disse emocionado o presidente da Casa de Leis.

Segue abaixo algumas informações sobre o coronavírus (COVID-19):

O que é o novo coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que pode resultar em infecções respiratórias que vão desde um resfriado até síndromes respiratórias agudas severas. O novo coronavírus causa a doença denominada Covid-19, que teve início na China, em dezembro de 2019.

Quais são os sintomas?
Os sintomas do Covid-19 envolvem febre, cansaço e tosse seca. Parte dos pacientes pode apresentar dores, congestão nasal, coriza, tosse e diarreia. Alguns pacientes podem ser assintomáticos, ou seja, estarem infectados pelo vírus, mas não apresentarem sintomas, mas transmitem a doença.

Qual o período de incubação do vírus?
De acordo com a OMS, a estimativa é que o período de incubação seja de 1 a 14 dias. Ou seja, o vírus teria esse tempo para se manifestar.

Quais são os maiores problemas e os públicos mais vulneráveis?
A OMS calcula que 1 em cada 6 pacientes pode ter um agravamento do quadro, com dificuldades respiratórias sérias. Os públicos mais vulneráveis são idosos e pessoas com doenças crônicas (diabetes, pressão alta e doenças cardiovasculares).

Como ocorre a transmissão?
O contágio ocorre a partir de pessoas infectadas. A doença pode se espalhar desde que alguém esteja a menos de 2 metros de distância de uma pessoa com a doença. A transmissão pode ocorrer por gotículas de saliva, espirro, tosse ou catarro, que podem ser repassados por toque ou aperto de mão, objetos ou superfícies contaminadas pelo infectado.

Animais de estimação podem transmitir o novo coronavírus?
Não. Não há evidência de que animais de estimação como gatos e cachorros tenham sido infectados ou possam espalhar o vírus que causa a Covid-19.

Quanto tempo o vírus pode durar em uma superfície?
A OMS informa que não há um tempo determinado, podendo ser de algumas horas a alguns dias. Pode haver diferença também em razão de condições como a temperatura.

Quais são as medidas de prevenção ao Covid-19?
O Ministério da Saúde explica que não há medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus e indica as seguintes medidas de prevenção:

· lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, ou usar desinfetante para as mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível;

· evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

· evitar contato próximo com pessoas doentes;

· ficar em casa quando estiver doente;

· usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo no lixo após o uso;

· não compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal;

· limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

· manter ambientes bem ventilados e higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

Quem deve usar máscara de proteção?
A máscara não tem efeito algum para pessoas sem o vírus. Ela deve ser utilizada por quem apresenta sintomas da doença, pois previne que alguém infectado espalhe o vírus e venha a contaminar outras pessoas. O uso também é recomendado para pessoas que tenham contato com indivíduos com suspeita ou confirmação do novo coronavírus. Máscaras também devem ser usadas por profissionais de saúde que atuem em locais com pacientes com suspeitas ou sintomas. Após o uso, a orientação é descartar a máscara em local adequado e lavar as mãos.

Existe tratamento para a doença?
Segundo a OMS, 80% das pessoas se recuperam sem precisar de tratamento especial. Não há uma medicação que elimine o vírus. Mas há tratamento para mitigar o avanço da doença e diminuir o desconforto.

Como deve ser feito o período de quarentena em casa para quem está com os sintomas?

Deve ser um período de isolamento domiciliar, evitando contato também com os outros moradores da casa, especialmente se forem idosos ou pessoas com doenças crônicas.

Adotar uso de máscara cirúrgica, não compartilhar objetos, lavar frequentemente as mãos, lavar frequentemente o nariz com soro fisiológico.

Como diferenciar uma crise alérgica dos sintomas do coronavírus? Todo infectado que manifesta sintomas terá febre?

Os sintomas da COVID-19 são parecidos com os da gripe, portanto, podem ser confundidos com os de várias outras doenças. Pode ou não haver febre, embora ela seja um sintoma bastante comum. Na alergia respiratória, os sintomas, geralmente, são espirros, tosse, olhos irritados e coriza.

Como se prevenir em um lugar pequeno onde moram muitas pessoas e que saem para trabalhar?

Se alguém apresentar algum sintoma deve se isolar. É preciso designar locais onde o sintomático fique distante das outras pessoas.

Preciso fazer compras. Posso ir ao supermercado?

Sim. Os comércios essenciais (supermercados, farmácias, bancos entre outros) estão funcionando mas com algumas regras. É preciso evitar aglomerações dentro dos estabelecimentos e cada pessoa deve manter uma distância mínima de outra de um metro e meio. O correto é que apenas um membro de cada família vá ao mercado.

(Pesquisa colhida por diversos sites do Google).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva

Publicações relacionadas