Primeiro show de 2025 do projeto ‘Giro: Sons que Conectam’, do Instituto Odeon, acontece no Centro Cultural Urucuia

Crédito: divulgação

Edição de janeiro será realizada no domingo, 26 de janeiro, e contará com a Batalha do Cardoso e apresentação dos artistas DJ Black Josie e Acauã Ranne

Para iniciar o ano com muito ritmo, o projeto “Giro: Sons que Conectam” leva ao Centro Cultural Urucuia, no Barreiro, dia 26, às 16h, o terceiro show gratuito da iniciativa do Instituto Odeon. Resultado de uma mentoria sobre produção cultural, a iniciativa foi realizada com participantes de todas as regionais de Belo Horizonte e de cidades metropolitanas. Neste mês, a programação conta com apresentações da DJ Black Josie e do cantor Acauã Ranne, artistas que têm contribuído com o cenário musical nacional, além da já tradicional Batalha do Cardoso, movimento cultural que promove batalhas de rimas e formação para os MC’s. “Giro: Sons que Conectam” é patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e realizado pelo Instituto Odeon e Governo de Minas Gerais.

“O Instituto Odeon trabalha para incentivar a disseminação da cultura, em diferentes projetos e iniciativas. Nesse sentido, o “Giro: Sons que Conectam” oferece oportunidade para os interessados em aprender sobre produção cultural. Para além da mentoria realizada, conseguimos reunir diferentes artistas que vão ocupar a cidade ao longo do ano com seus diversos estilos musicais”, explica Carlos Gradim, diretor presidente do Instituto Odeon.

A apresentação de janeiro do “Giro: Sons que Conectam” vai promover uma edição da Batalha do Cardoso, que já acontece, frequentemente, no Centro Cultural Urucuia, espaço fundamental para a cena do hip-hop local. O movimento cultural tem como objetivo fortalecer a cultura do hip-hop e oferecer aos jovens artistas um espaço de expressão e aprendizado, além de promover a formação de MCs e rappers desde 2016.

O evento também contará com apresentação da DJ Black Josie, nome artístico de Luciana Gomes, musicista, produtora musical e pesquisadora da soul music e da black music brasileira. Sua dedicação ao gênero pode ser vista em projetos, como o “Baile Soul da Black Josie” e as “Bolachas Selecionadas – 100% Vinil”. Com uma trajetória que também inclui curadoria no Festival de Arte Negra e uma apresentação na Mostra de Cinema de Ouro Preto 2023, em homenagem a Tony Tornado, sua performance promete ser uma festa com ritmos contagiantes.


Já Acauã Ranne é um músico multi-instrumentista e compositor. Em sua carreira, colaborou com grandes nomes, como Nath Rodrigues, Sérgio Pererê, Silas Prado e William Alves. Seu trabalho conta com performances de voz, violão, guitarra, baixo e percussões, refletindo a diversidade sonora de suas influências. Acauã também tem se destacado no cenário instrumental, recebendo prêmios como o BDMG Jovem Instrumentista e se apresentando em projetos importantes.

Sobre o “Giro: Sons que Conectam”
Ao todo, 12 alunos de todas as regionais da capital mineira e algumas cidades da região metropolitana fazem parte desta primeira turma do curso Giro: Sons que Conectam, voltado para produção cultural. O diretor presidente do Instituto Odeon, Carlos Gradim, conta que a expectativa é que, mesmo após a formação, eles continuem experimentando projetos e incentivando a disseminação cultural. “A atuação do Instituto Odeon sempre foi centrada na democratização da cultura e na promoção de iniciativas artísticas em diversos territórios e formatos. Poder participar da criação de um projeto como o Giro nos dá muita satisfação, já que conseguimos ver na prática o resultados dos encontros e das trocas de saberes entre professores e alunos. Além disso, a diversidade na escolha das atrações mostra o olhar dos jovens para a pluralidade cultural”, afirma ele.

Desde o início do projeto, os alunos selecionados participam de módulos de ensino, com encontros online e presenciais, que envolvem a curadoria para um evento, o planejamento e produção, a gestão e prestação de contas e a formação prática. Os módulos são ministrados pelo artista Matéria Prima, curador do Giro, pelos produtores do projeto Karu Torres e Tiago Sgarbi e por Alexa Oliveira, gestora do Instituto Odeon. Já no módulo prático, cada jovem acompanha a montagem e execução do projeto em sua região.

Serviço – Shows Giro: Sons que Conectam
DJ Black Josie e Acauã Ranne
Data: 26/01/2025
Horário: 16h
Local: Centro Cultural Urucuia – R. W-3, 500 – Pongelupe, Belo Horizonte

Publicações relacionadas

Leave a Comment