O Procon de Catanduva está abordando o tema “Educação para o Consumo” com estudantes. Na quarta-feira, 11, o trabalho foi realizado no Colégio COC, com palestra para alunos do 3º ano do Ensino Médio. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Centro Universitário Padre Albino (Unifipa) desde 2012.
Coordenadora do Procon de Catanduva, Beatriz Trigo acompanhou a atividade dos alunos do curso de Direito, que desenvolvem o grupo de extensão “Observatório Social das Relações de Consumo”.
Temas como direito básico do consumidor, prazos de garantia, garantia contratual, meia-entrada, venda casada, compras pela internet e direito de arrependimento foram apresentados aos adolescentes, que também receberam cartilhas informativas.
“A educação para o consumo é uma questão importante, tanto para o Procon, quanto para a população, porque faz com que o cidadão evite problema com relação ao consumo, porque já tem o conhecimento prévio dos seus direitos”, comenta Beatriz.
O objetivo é que cada vez mais jovens sejam alcançados com as palestras, que percorrerão escolas públicas e particulares de Catanduva.
“O Procon e os alunos do curso de Direito da Unifipa vêm trabalhando para conscientizar a população, transmitindo conhecimento nas áreas de cidadania e de direitos do consumidor, além de manter um balcão de atendimento no bairro Bom Pastor, que funciona de segunda a sexta-feira”, reforça a coordenadora.
O Procon funciona em dois endereços:
Prefeitura – Praça Conde Francisco Matarazzo, nº 01 – (17) 3531-9138
Das 9 às 16 horas de segunda à sexta
Bom Pastor – Rua: São Leopoldo, nº. 80 – 17) 3521-1931
Das 7 às 13 horas na segunda, quarta, quinta e sexta
Das 11 às 17 horas na terça-feira
Documentos necessários:
– documentos pessoais;
– comprovante de residência;
– documento relacionado à reclamação (nota fiscal/contrato/ordem de serviço/extrato)
Atendimento online:
www.consumidor.gov.br
Fonte: Assessoria/Prefeitura