Procon-SP constatou que a taxa média de juros para empréstimo pessoal nos principais bancos comerciais do país foi de 7,98% ao mês, uma redução de 0,01 p.p., em relação ao mês anterior. No cheque especial, a taxa média dos bancos pesquisados permanece a mesma desde fevereiro de 2021 – de 7,96% ao mês.
Os dados foram coletados em 4 de setembro nas instituições financeiras Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.
Na modalidade de crédito empréstimo pessoal, os bancos que apresentaram alteração foram: Banco do Brasil, que reduziu de 6,39% a.m. para 6,35% a.m. (variação negativa de 0,62%); Bradesco, que reduziu de 9,64% a.m. para 9,61% a.m., (variação negativa de 0,31%); e Itaú, que reduziu de 9,73% a.m. para 9,69% (variação negativa de 0,41%).
As outras instituições bancárias pesquisadas não promoveram alterações.
Veja o relatório completo aqui
O levantamento é realizado mensalmente pela Escola de Proteção e Defesa do Consumidor nas principais instituições financeiras; os dados referem-se às taxas máximas pré-fixadas para clientes (pessoa física) não preferenciais, independentemente do canal de contratação, sendo que para o cheque especial foi considerado o período de trinta dias e, para o empréstimo pessoal o prazo de contrato de doze meses.
O Procon-SP recomenda que, mesmo com a “estabilidade” das taxas de juros no mercado financeiro, as taxas ainda estão elevadas e o consumidor deve continuar evitando a contratação de linhas de crédito. Caso não puder fugir da contratação, deve verificar qual delas mais se ajusta às suas condições e necessidades, tentando optar por aquela que ofereça juros menores.
Sobre o Procon-SP
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon-SP é uma instituição jurídica de direito público com autonomia técnica, administrativa e financeira, cuja missão é equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores, além de elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores no estado de S. Paulo. Atualmente, o Procon-SP possui mais de 500 servidores e especialistas das mais diversas áreas, incluindo sua equipe de fiscalização e oito unidades regionais, atua de forma conveniada em mais de 370 municípios paulistas, além de realizar atendimento presencial em algumas unidades do Poupatempo e Delegacias de Polícia na Capital. Em 2022, o Procon-SP recebeu mais de 740 mil reclamações, das quais em torno de 80% foram solucionadas por meio de ações de mediação que oferece aos consumidores. Também realiza de ações de orientações, cursos, palestras e pesquisas. Criada pela Lei nº 9.192, de 23/11/1995 e pelo Decreto nº 41.170 de 23/09/1996, a Fundação Procon-SP é vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e todo seu atendimento é feito de forma gratuita para todos os cidadãos residentes no estado de São Paulo. Visite nosso site
Assessoria de Imprensa | Procon-SP