A ex-aluna do curso de Nutrição do Imes Catanduva Daniela Rodrigues dos Santos publicou recentemente artigo na revista científica “Hígia Ciência” (v. 4, n. 1), sob a orientação da Profa. Dra. Maria Luiza Silva Fazio. O título do trabalho é “Ação antimicrobiana de arruda, boldo chileno, camomila egípcia, carqueja e erva cidreira”, com autoria ainda de Mairto Roberis Geromel, técnico de laboratório do Imes.
De acordo com a professora Maria Luiza, o estudo avaliou a atividade antimicrobiana dos extratos aquosos de plantas medicinais usadas no preparo de chás – arruda, boldo chileno, camomila egípcia, carqueja e erva cidreira, e dos mesmos combinados entre si, sobre algumas bactérias, como Bacillus cereus, Bacillus subtilis (ATCC 6633), Salmonella Typhimurium (ATCC 14028), Salmonella Enteritidis e Staphylococcus aureus (ATCC 22923).
“O extrato de carqueja apresentou o maior espectro de ação, uma vez que inibiu de forma mais eficaz todos os microrganismos. A ação mais eficiente foi observada no extrato de
carqueja sobre B. subtilis. S. Enteritidis foi a bactéria inibida pelo maior número de extratos (7). A ação antibacteriana mais eficaz foi constatada para o extrato aquoso de carqueja”, comentou.
Fonte: Assessoria/IMES Catanduva