Profissionais que atuam no Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas) foram capacitados sobre como proceder na abordagem a pacientes em crise. A atividade foi realizada na tarde da quarta-feira, dia 15.
A iniciativa é da Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Organização Social Mahatma Gandhi. “A rede de Saúde Mental de Catanduva é bem estruturada. Diante disso, precisamos, cada vez mais preparar os profissionais para o atendimento de qualidade”, ressalta Ronaldo Carlos Gonçalves Júnior, secretário municipal de Saúde.
No encontro, foram abordados tópicos como o acolhimento e a classificação dos pacientes em situações de urgência e emergência.
Os participantes também tiveram orientações sobre como agir diante de pessoas com comportamentos de agressividade para manter o controle da situação e realizar o atendimento com qualidade.
A capacitação foi sugerida pelos próprios profissionais que atuam no serviço especializado, visando fortalecer o manejo dos pacientes em situações de crise que buscam pelo serviço. Além disso, a ação reforça os conceitos e fluxos sobre o tema, possibilitando a qualificação dos serviços prestados.
O curso foi ministrado pela enfermeira Marissol Bastos de Carvalho, graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade de São Paulo – USP, com especialização em Enfermagem-Saúde Mental e Psiquiátrica.
Sobre a unidade
O Caps AD iniciou suas atividades em setembro de 2018. A finalidade do equipamento é acolher pessoas com transtornos mentais decorrentes do uso e dependência de álcool e outras drogas. Em regime ambulatorial, a unidade oferece consultas médicas individuais e atividades terapêuticas em grupo, buscando promover qualidade de vida aos participantes.
O Caps AD está localizado na rua 13 de Maio, nº 1.260, no Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.
Fonte: Assessoria/Prefeitura