Projeto Arvorear envolve população com o incentivo ao plantio de mudas

Parceria prefeitura e população por uma Catanduva mais verde! Esse é o Projeto Arvorear, que envolve os moradores e incentiva o plantio de mudas nas calçadas das casas. O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura e funciona da seguinte forma: o morador escolhe a muda da árvore pelo catálogo online e entra em contato com a equipe do Viveiro Municipal para agendar o plantio, que é gratuito.

Itens como a compatibilidade da espécie escolhida com o local a receber a árvore, são analisados pelas equipes que também trazem dicas de como cuidar e garantir o crescimento saudável das mudas. As melhorias para o meio ambiente e para os moradores são inúmeras, além de contribuir com a arborização da área urbana e a sensação de bem estar local.

Só em maio, foram 27 mudas plantadas em bairros como Nova Catanduva II, Agudo Romão, Cecap, Alto da Boa Vista, Jardim Alpino, Jardim Oriental, Parque Iracema, Juliatti de Carvalho e Júlia Caparroz. Após o agendamento com os próprios moradores, só nesta sexta-feira, dia 13, foram plantadas 11 mudas, sendo o Ipê Branco o favorito entre os moradores. Outras espécies como Resedá Comum, Flor da China, Aroeira Pimenteira, Baba de Boi e Ardísia estão na lista das mais procuradas.

A rodada de plantio de mudas é feita a partir da solicitação dos moradores que devem entrar em contato pelos telefones 3522-4091 ou 3521-1671.

O plantio é feito pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, a partir de agendamento prévio, seguindo todos os protocolos sanitários diante do enfrentamento à covid-19. Neste ano, a ação também ganhou reforços com os profissionais da Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva, a SAEC. Para espiar as árvores disponíveis, basta acessar o site da Prefeitura de Catanduva (www.catanduva.sp.gov.br), a partir do link “Mostruário Viveiro de Mudas”, que está entre os destaques de capa da página. A vitrine virtual exibe as mudas disponíveis e dados sobre tamanho, frutos e flores.

Fonte e Imagem: Divulgação/ Prefeitura de Catanduva

Publicações relacionadas