Crianças entre 8 e 12 anos, alunas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da EMEF Professor Santos Aguiar, na Vila Amêndola, e do Projeto ABC do Saber, no Pedro Nechar, aprendem brincando o valor do trabalho manual, a partir de materiais feitos por eles mesmos.
O projeto, implantado pela Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Educação, leva o nome de “Costura Artística” e atende 121 crianças.
“O aluno é incentivado a aprender coisas novas e também exercita a atenção, a coordenação motora e a interação com colegas de classe. É bastante proveitoso”, disse a secretária de Educação, Tânia Aparecida Ribeiro Fonseca.
De acordo com a arte-educadora Kájsa Salles, o aprendizado envolve desde pontos de costura a mão, com exercícios feitos em papel, a ponto cruz. Em fase avançada, as crianças começam a praticar as atividades em tecidos. As oficinas levam cerca de uma hora, divididas por turmas.
Para o trabalho, são utilizados tecidos variados, agulhas de bordar, feltro, cola pano, linha grossa colorida, tesoura, papel, cartolina, EVA e TNT, botões de massa, dentre outros.
“As crianças aprendem a fazer chaveiros em feltro, porta-caneca, avental, porta-moedas, bolsa de higiene pessoal para guardar escovas e creme dental, além de vários outros exemplos”, disse Kájsa.
Os trabalhos dos alunos são expostos no mural da escola e, posteriormente, ficam à disposição para que as crianças possam levar para casa.
Fonte: Assessoria/Prefeitura