Projeto de humanização realizado pela Maternidade do Hospital Padre Albino é destaque na região

Hospital Padre Albino – HPA realiza mensalmente, a partir das 14h, uma visita monitorada à Maternidade. A ação tem por objetivo aprimorar o acolhimento das gestantes de Catanduva e dos 18 municípios da microrregião. A visita deste dia 25 de maio contou com o incremento da nova ação de humanização intitulada “Bebê Coruja”.

Por meio do registro fotográfico da gestante com o cenário e a roupa especifica, durante o intervalo da visita, o “Bebê Coruja” mais uma das formas do estreitamento dos vínculos, além de ser um incentivo para o bem estar geral das pacientes participantes da atividade. As imagens serão entregues posteriormente num álbum institucional personalizado.

De acordo com a enfermeira coordenadora da Maternidade, Luciana Braz de Oliveira Paes, a visita contribui com a redução da ansiedade e auxilia na desmistificação do parto normal e do aleitamento materno. “O conhecimento prévio das normas institucionais, o estímulo à cidadania das usuárias e a vinculação da gestante à maternidade são pontos considerados importantes para a humanização do atendimento”, diz.

Nos encontros, os profissionais da rede básica de saúde que acompanham as usuárias do Sistema Único de Saúde – SUS, as gestantes do SUS dos diferentes municípios referenciados, interessadas e a equipe multiprofissional de média e alta complexidade se reúnem para discutir temas de interesse comum, assim como o preconizado pelo programa de humanização no pré-natal e nascimento, instituído pelo Ministério da Saúde. “O objetivo primordial do Programa de Humanização no pré-natal e nascimento é assegurar a melhoria do acesso, da cobertura e da qualidade do acompanhamento pré-natal, da assistência ao parto e puerpério às gestantes e ao recém-nascido”, complementa Luciana.

O médico responsável fala sobre os tipos de parto e apresenta os recursos disponíveis no hospital. A Maternidade do Hospital Padre Albino dispõe, por exemplo, de Centro Obstétrico próprio, ou seja, os partos são feitos num ambiente específico e integrado com o Berçário e a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Há orientação específica sobre o Aleitamento Materno e o Banco de Leite. Além disso, as enfermeiras obstetras acolhem as gestantes e percorreram as dependências da Maternidade esclarecendo as dúvidas.

A iniciativa integra o planejamento institucional de humanização que sugere uma série de ações para aprimorar a qualidade no atendimento e é implementado com o apoio da articulação de humanização da Diretoria Regional de Saúde – DRS XV, de São José do Rio Preto.

A equipe do “Padre Albino” tem documentado o projeto junto aos demais profissionais que integram a equipe multidisciplinar para que a iniciativa sirva de referência para as demais instituições hospitalares.

As gestantes do SUS, dos convênios e particulares que se interessarem podem obter mais informações na Maternidade do HPA com a enfermeira Luciana por meio do telefone 17 3311 3000.

Fonte: Assessoria/HPA

Publicações relacionadas