Projeto Poéticas Visuais toma o Surrealismo como tema

A 5ª temporada do projeto Poéticas Visuais, ideal para aqueles que desejam abrir o seu horizonte criativo, está com as inscrições abertas, O tema desta edição é Centenário do Surrealismo.

Paco de Assis

A ação é da Cia Arte Cultura, com ampla experiência no mercado de arte, sob direção de Paco de Assis, e com orientação e curadoria e Orientação e curadoria: do Prof. Dr. Oscar D´Ambrosio, pós-doutor e doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.

Ao longo do projeto Poéticas Visuais, serão realizadas reuniões mensais por videoconferência  para discussão do próprio Surrealismo enquanto movimento e, principalmente, realizar um amplo debate com o grupo sobre a poética de cada artista dentro do projeto que cada um desenvolverá a partir da proposta individual e das suas ligações com o assunto proposto.

Paco de Assis elucida que a Poética Visual é a maneira como um artista expressa a sua interpretação do mundo por meio de alguma manifestação plástica, seja de maneira bidimensional, tridimensional ou virtual. Construir uma poética significa, portanto, desenvolver uma maneira internamente coerente de trabalhar os próprios recursos de maneira a conhecer, aprimorar e melhorar as formas de lidar com conceitos e procedimentos artísticos.

 

Entenda

Em 2024, o Surrealismo completa cem anos. A sua origem está ligada a André Breton (1896-1966). Escritor francês e ex-participante do Dadaísmo, ele rompeu com o líder do movimento, Tristan Tzara, e lançou, em Paris, em 1924, o Manifesto Surrealista. Nessa perspectiva, a proposta do projeto Poéticas Visuais é que cada artista realize dois trabalhos, em quaisquer técnicas.

O Surrealismo trouxe para o mundo um novo modo de encarar a arte. No Manifesto, são apresentados princípios surrealistas, como a isenção da lógica cartesiana e a adoração de uma realidade superior, chamada “maravilhosa”. No mesmo ano, circula o primeiro número da revista “A Revolução Surrealista”, que reunia diversos meios de expressão artística.

André Breton, criador do Surrealismo

“Os principais pontos em comum eram o pensamento livre; a expressividade espontânea; a influência das teorias da psicanálise; a criação de uma ‘realidade paralela’; a criação de cenas irreais; e a valorização do inconsciente, usando o potencial do subconsciente e dos sonhos como fonte para a criação de imagens fantásticas”, diz D’Ambrosio.

“Assim, as artes plásticas e a literatura eram vistas como um meio de expressar a fusão dos sonhos e da realidade em um tipo de realidade absoluta, uma “surrealidade” que valorizava a fantasia, a chamada loucura e a utilização da reação automática, ou seja, do impulso, registrando tudo o que vinha à mente, sem se preocupar com a lógica racional, complementa.

Paco de Assis informa que o objetivo final do projeto é realizar exposição coletiva presencial com o tema proposto. “Os benefícios para os artistas são a reflexão permanente sobre o próprio trabalho e os dos colegas sem perder de vista o todo da exposição”, comenta.

A quinta temporada começará em setembro/24. Serão quatro meses para discussões e desenvolvimento dos trabalhos. Após esse período será realizada a exposição, que poderá ser itinerante de acordo com o interesse do grupo.

Durante o projeto, será definido o número de exposições para que sejam mostrados todos os trabalhos. Isso dependerá do espaço expositivo e do número de artistas por grupo. “Neste projeto, assim nos outros da Cia Arte Cultura, que nesta temporada fez parceria com a Bossy Entretenimentos, escritório que atua no mercado cultural, sediado em Brasília, cada traço tem o seu valor”, conclui Paco de Assis.

Acesse o link abaixo para saber mais e garantir sua participação. As vagas são limitadas.

https://www.poeticas.com.br/

 

SERVIÇO

Poética Visual

Quando: setembro a dezembro/24

Duração: 4 meses

Promoção: Galeria Cia Arte Cultura

Orientação e curadoria: Prof. Dr. Oscar D´Ambrosio

Informações:11 98571-1766

Inscrições abertas

Publicações relacionadas

Leave a Comment