Quase 19 mil casas são vistoriadas na primeira etapa do Mutirão contra Dengue

A Prefeitura de Catanduva encerrou a primeira fase do Mutirão Contra Dengue com um total de 18.718 casas vistoriadas entre fevereiro e abril deste ano. No período, o trabalho dos agentes de endemias da EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti) ganhou reforço dos agentes comunitários. O número de vistorias só não foi maior, porque outras 14 mil moradias estavam fechadas.

Dos imóveis visitados, foram retirados cerca de 10 mil criadouros do mosquito transmissor da doença. No total, 765 imóveis passaram por nebulização. O trabalho foi supervisionado pela Sucem (Superintendência de Controle de Endemias).

O mutirão passou a ser realizado nas manhãs de sábado, por meio de parceria entre a Prefeitura de Catanduva e o Governo do Estado de São Paulo, que bancava o pagamento das equipes. Por iniciativa própria, a administração municipal aproveitava as segundas e terças-feiras para recolher das calçadas todo material de grande porte que poderia servir como criadouro de dengue.

Os caminhões faziam o mesmo percurso que os agentes passavam aos finais de semana. Um carro de som foi usado para ajudar na divulgação e chamar a atenção dos moradores sobre o mutirão. O trabalho foi realizado em ação conjunta entre as secretarias de Saúde, Educação e Obras e Meio Ambiente.

Lixo

Durante o Mutirão, foram recolhidos 53.120 quilos de lixo em 40 bairros da cidade. Os materiais, produtos inservíveis como sofás velhos, tanques, garrafas e pneus, são passíveis de acúmulo de água e, portanto, potenciais criadouros do Aedes.

Atividade Semanal

Nesta semana, a EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti) começou a vistoria e visitas de casa a casa nos bairros Vila Santo Antonio, Agudo Romão I, Higienópolis, Imperial, Gabriel Hernandes e Orlando Facci.

IMPORTANTE

A EMCAa fará atualização do mapa de quarteirão. O morador que não for encontrado em sua residência receberá notificação para agendar uma visita em 48 horas pelo telefone 3521-4087. O horário de atendimento é das 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

DICA DA SEMANA: PISCINA

1. Em períodos de uso: efetuar o tratamento adequado observando a correta dosagem de cloro.
2. Em períodos sem uso: reduzir o máximo possível o volume d’água e aplicar água sanitária, semanalmente, utilizando a tabela para o volume de água existente e não para sua capacidade total.

Fonte: Comunicação/Prefeitura de Catanduva

Publicações relacionadas

Leave a Comment