Recreacionistas das escolas aprendem primeiros socorros

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Regional de Catanduva deu início ao ciclo de capacitação a recreacionistas das escolas municipais. O foco são os primeiros socorros. O polo de treinamento foi desenvolvido na sede da Secretaria Municipal de Educação ao longo da quarta-feira, dia 7.

Ao todo, 173 profissionais concluíram a etapa. Outros devem passar pelo treinamento. A previsão é que a atividade seja realizada em outubro.

A capacitação cumpre exigência da Lei nº 13.722, de 2018, conhecida como Lei Lucas, que torna obrigatório o curso para equipe escolar de ensino infantil e

básico. Na primeira rodada, o conteúdo foi aplicado a 60 profissionais das escolas de Elisiário. O treinamento será ofertado para as cidades da área de cobertura do Samu.

O objetivo é que os profissionais saibam como agir em situação de emergência em prol da vida da criança, enquanto a assistência médica especializada ainda não estiver no local.

Conforme esclarecido em treinamento, mesmo após sair do risco, a criança deve ser levada para o hospital mais próximo, a fim de anular quaisquer tipos de complicações momentâneas ou futuras.

Ainda segundo a norma, as escolas ainda deverão contar obrigatoriamente com um kit de primeiros socorros, com itens de acordo com determinações das entidades especializadas em atendimento emergencial.

Homenagem

A norma recebe o nome de Lei Lucas em homenagem ao menino Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu em setembro de 2017, depois de engasgar com um lanche durante passeio escolar. O caso foi registrado em Campinas.

Imagem e fonte: Comunicação/Prefeitura de Catanduva

Publicações relacionadas