No período pandêmico, as lives deixaram de ser um recurso exclusivo para blogueiros e jovens e adentraram outras áreas, como o e-commerce, com as live commerces, e também os mais variados temas do setor de saúde ao mundo corporativo Antes disso, em agosto de 2019, a GOU Odonto, rede de franquias de consultórios odontológicos com 120 unidades pelo Brasil, criou o Bom Dia Comercial, que trata-se de lives interativas que levam temas relacionados ao dia a dia da operação da franquia para que franqueados e colaboradores otimizem as suas vendas. Desde a sua criação, a rede conseguiu triplicar os seus atendimentos.
“A GOU Odonto sempre teve um apreço pela digitalização. Acreditamos que a tecnologia é essencial para otimizar os resultados de uma empresa. Hoje, não somente o nosso público é digital, mas também os nossos colaborares e franqueados. A ideia é utilizar as lives como uma ferramenta de endomarketing. Nós buscamos deixa-la em uma linguagem simples e divertida para engajar o nosso público interno. Dessa maneira, conseguimos distribuir insights para que resultados sejam otimizados de maneira prática. Desde que iniciamos, conseguimos auxiliar diversas campanhas de marketing digital e técnicas de prospecção. A implementação do Bom Dia Comercial trouxe resultados para a rede como um todo”, comenta Jean Júnior, gerente de operações da GOU Odonto e idealizador do Bom Dia Comercial.
Na prática, toda semana, por meio do canal da GOU Odonto no YouTube, as lives são transmitidas. Cada uma delas aborda um tema diferente e muitas vezes alguém é convidado para ser entrevistado e passar algumas dicas ao público. Nesse meio tempo, a GOU já levou desde profissionais de marketing, para explicar como o franqueado pode realizar uma campanha com êxito, até franqueados que tiveram excelentes resultados, mostrando como eles fizeram no dia a dia. Além disso, a rede promove uma competição das franquias que estão tendo os melhores resultados. A unidade que for campeã ganha um prêmio, porém, o principal ganho é a melhora da performance da própria unidade.
“O Bom Dia Comercial nos ajuda a ter novas ideias, sejam elas para abordar o cliente ou também novas estratégias para otimizar o departamento comercial. Além disso, todo o ranking para estimular uma competividade saudável entre as franquias acaba nos estimulando a olhar com atenção para as nossas metas. Hoje, acreditamos que cerca de 30% das vendas vêm das ações propostas pelas franqueadoras por meio das lives”, comenta Rafael Proença Rechia, franqueado da GOU Odonto de Sorocaba.