Região: Catanduva gera seis vezes mais empregos que Rio Preto

O município de Catanduva empregou, em março de 2017, 1.547 pessoas. Em números absolutos, a cidade criou 434 postos de trabalho no período. O número é seis vezes maior que as contratações registradas na vizinha São José do Rio Preto, que teve variação positiva de 71 novos postos de trabalho no mês passado.

Os dados foram divulgados pela Coordenação Geral de Estatísticas de Trabalho (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Catanduva está na contramão do cenário brasileiro e, mais precisamente, do Estado de São Paulo que, mesmo apresentando redução no número de desempregos, ainda têm resultados negativos. No Brasil, o saldo foi de menos 63.624 vagas; no Estado, 9.646 pessoas ficaram desempregadas em março.

Outro fato relevante é que, considerando as regiões administrativas de São José do Rio Preto e de Catanduva separadamente, conforme divisão feita pela Fundação Seade, a região da “Cidade Feitiço” teve saldo positivo de 1.241 vagas, enquanto que a região de São José do Rio Preto criou 838 novos postos de trabalho.

Fazendo sua parte

O secretário Fábio Rinaldi Manzano, da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Relação de Trabalho (Semdert), comemora os números. Segundo ele, o resultado positivo foi superior ao esperado. Porém, ações estão sendo planejadas e executadas em curto, médio e longo prazos para que os números positivos se repitam.

“Cientes das dificuldades pelas quais os brasileiros atravessam com o desemprego, intensificamos nossa parceria com a escola técnica Elias Nechar para o fornecimento de cursos de capacitação de curta duração. Até o final deste mês, serão 180 pessoas qualificadas para o mercado de trabalho”, exemplifica.

A atuação do Banco do Povo Paulista também foi reforçada, tendo atingido, em março, a meta parcial traçada por ele a fim de superar as melhores marcas já alcançadas.

“A desburocratização para os empresários está sendo uma bandeira desde os primeiros dias do ano e já somos referência em toda a região administrativa do Sebrae Rio Preto, que abrange 45 cidades. Estamos nos preparando para voltar aos trilhos”, ressalta.

Fonte: http://bi.mte.gov.br/cagedestabelecimento/pages/consulta.xhtml#

Publicações relacionadas

Leave a Comment