Rubineia recebe performance que convida a população a refletir sobre a história da cidade

A partir deste domingo, 10 de julho, a multiartista e performer rio-pretense Elissa Pomponio realiza uma série de intervenções artísticas na cidade de Rubineia de seu projeto “Influente: cartografias subjetivas”, viabilizado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa.

Rubineia, município de cerca de 3 mil habitantes e situado no extremo do noroeste paulista, é o primeiro a receber as intervenções e performances de “Influente”, que convida a população a refletir sobre o espaço em que vive, resgatando dados e marcos históricos importantes, mas que, muitas vezes, são esquecidos e ignorados pela maioria dos moradores. Outras cinco cidades de São Paulo receberão as ações do projeto idealizado por Elissa Pomponio até o próximo semestre.

Em “Influente: cartografias subjetivas”, a rio-pretense utiliza a arte como elemento de reconstituição das memórias urbanas e da própria relação da população com a cidade. Em Rubineia, o projeto tem início com a captação de sons, depoimentos e imagens do espaço urbano, que será realizada pelos artistas Vinícius Dall’Acqua (Robo.art) e Jeff Telles (Agrupamento Núcleo 2). Esse material servirá de base para a performance que Elissa Pomponio realizará na Praça da Matriz de Rubineia no dia 13 de julho (quarta-feira), a partir das 16h30.

Na performance, tendo os “sons” Rubineia como fundo musical, a multiartista desenhará de olhos vendados sobre um rolo de papel, de forma contínua, criando uma obra que remete às conexões que ela e os outros artistas estabeleceram com a cidade. Também integram o projeto Gustavo Arão (desenvolvedor tecnológico e programador) e Leonardo Bauab (cenógrafo).

História e memória

A escolha de Rubineia para integrar o projeto “Influente: cartografias subjetivas” não é casual. Cidade situada na fronteira com o Mato Grosso do Sul, na confluência dos rios Paranaíba e Grande – formando, desse modo, o Rio Paraná –, Rubineia é conhecida graças a um acontecimento histórico. Em 1973, quando ocorre a inauguração da usina hidrelétrica de Ilha Solteira, Rubineia, situada às margens do lago da hidrelétrica, é completamente inundada, tendo que ser reconstruída em outro ponto do território do município. Construções, memórias, vivências imergem junto com a cidade e a população precisa, então, redimensioná-las em uma nova cidade, ainda vazia de sentido e afetos: “Rubinéia se torna interessante para o nosso projeto porque mantém essa história inusitada como a memória que é celebrada como ponto turístico”, afirma Elissa.

Sobre a artista

Elissa Pomponio é multiartista (artista visual, designer gráfica autodidata e produtora cultural). Desde 2018 integra o coletivo artístico Robo.art, fundado por Vinícius Dall’Acqua em São José do Rio Preto (SP). Participou de inúmeros trabalhos do coletivo rio-pretense, entre eles “Silva por aí”, “Mosaic_arte: intervenções urbanas”, “Loop – Galeria Digital”, “Invisíveis” e o espetáculo “Corpomáquina”. O projeto “Influente: cartografias subjetivas” é seu primeiro trabalho solo.

“Influente: cartografias subjetivas” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC), por meio do Edital Expresso Direto 38/2021 – Fomento direto a Projetos Culturais – modalidade 13 – Projetos especiais (primeiras obras, experimentações e publicações).

Serviço:

Influente: cartografias subjetivas – Rubineia

De Elissa Pomponio

Captação de sons e imagens: 10 a 13 de julho

Performance ao vivo: 13 de julho (quarta-feira), às 16h30

Onde: Praça da Matriz

Grátis

Mais informações no Instagram: @elisacomdoiss e @robo.art.br

Fonte: Assessoria de Imprensa/Harlen Félix

Publicações relacionadas