Saber controlar as emoções contribui para uma mente saudável

Diante do atual cenário, que exige o distanciamento e até o isolamento social em alguns casos, muitas pessoas acabam perdendo o ritmo e até a vontade de realizar atividades comuns no dia a dia. Tal situação pode desencadear fatores como o estresse, a insegurança e o medo e isso vale para crianças e adultos.

Para a psicóloga Ana Maria Brambilla, da Medicina Preventiva da Unimed Catanduva, manter o controle das emoções e trabalhar a saúde mental são aspectos fundamentais. Por isso, recomenda-se:

– Pratique atividades físicas: o exercício ativa a endorfina, hormônio que oferece a sensação de bem estar.

– Diminua a ansiedade com técnicas de meditação: eles ajudam na concentração e proporcionam melhora na qualidade de vida.

– Mentalize pensamentos e sentimentos: saiba reconhecer o que é bom e ruim para você.

– Evite estímulos negativos: desligue-se de noticiários e até mesmo de reclamações em excesso. Pensamentos negativos sobrecarregam o emocional.

Alimentação

Ainda neste período de isolamento, a sensação de tédio predispõe comportamentos irregulares. Um deles está voltado à alimentação. Algumas pessoas buscam no alimento uma forma de trazer o sentimento de prazer momentâneo. Para a nutricionista Thais Possetti Sangaleti é necessário cultivar e compreender o real significado da comida: matar a fome.

Dica: preste atenção aos momentos da refeição e não ligue o modo automático: aprenda a curtir e apreciar o momento, optando por deixar a casa e a mesa mais saudável e colorida, com alimentos com menos açúcar e massas.

– Pratique o mindful eating: tenha atenção plena ao que come. Observe a textura do alimento, a mastigação e se afaste de distrações, como a televisão e o celular.

– Abasteça a despensa com alimentos saudáveis: aquilo que comemos depende do que temos à nossa disposição.

– Evite visitas a perfis e canais de preparação ou venda de comidas tentadoras: da visão ao desejo é um curto caminho.

– Estabeleça horários fixos para comer e respeite-os.

– Preencha a rotina com outras atividades (leitura, exercício físico, organização, jardinagem etc.).

Crédito: Divulgação/Unimed Catanduva

Fonte: Assessoria/Unimed Catanduva

Publicações relacionadas