Sabores do Cerrado recebe workshop com a maior queijista do País

Marina Cavechia que foi finalista do Mundial do Queijo na França, em 2023, estará acompanhada do sommelier André Vasquez

O Festival Sabores do Cerrado que será realizado neste fim de semana em Uberlândia, recebe Marina Cavechia e André Vasquez para um workshop para falar sobre a harmonização de queijos brasileiros e bebidas. Os proprietários do Teta Chesse Bar em Brasília, no Distrito Federal, farão duas apresentações no dia 19 em uma cozinha real criada pela Cozix. O Teta o vencedor na categoria Bar|Boteco, na noite de ontem (14), na 12ª edição do prêmio Encontro Gastrô Brasília — O Melhor de Brasília 2024, realizado pela revista Encontro e pelo Correio Braziliense.

Marina Cavechia é natural de Uberlândia, mas há anos está radicada na capital do País. Campeã no concurso de Melhor Queijista do Brasil no Mundial do Queijo Brasil em 2022 e TOP 5 no Mondial du Fromage em Tours, em 2023, na França, competindo com 16 especialistas de diversos países. É jurada de competições nacionais e internacionais.

É criadora, curadora e sócia do Teta Cheese Bar, em Brasília. Atua como consultora de novos negócios e criação de conteúdo para marcas nacionais. Especialista em queijo, tem formação em maturação pela Mons Formation, na França. Por lá, conheceu de perto processos tradicionais na França como os de produção do queijo Roquefort, Laguiole, Saint Nactaire, entre outros. Hoje, ela viaja o Brasil conhecendo propriedades, histórias e métodos de produção e também tem seu rebanho leiteiro e produz queijos em Estrela do Sul, cidade a 63 quilômetros de Uberlândia.

“Durante duas horas falamos sobre os sabores básicos dos queijos, mas que também se aplicam a outros alimentos e bebidas como doce, salgado, ácido, amargo, umami. Também falamos, por exemplo, das diferenças de queijos que são produzidos a partir do leito de diferentes, animais, abordamos o teor de gordura de cada entre várias outras explicações”, explica.

O sommelier André Vasquez Criador é quem acompanha Marina. Ele é curador e sócio do TETA Cheese Bar, em Brasília. Formado pela Beer Sommelier formado em 2013, trabalhou como curador e avaliador de cervejas e harmonizações no Ohmybeer entre 2011 e 2015. Foi colunista do portal Métropoles entre 2015 e 2017, falando e escrevendo sobre harmonizações de cervejas e queijos.

Jurado de Cervejas para competições nacionais e desde 2023 e criador de receitas de cervejas para o TETA Cheese Bar, com 2 rótulos premiados nacionalmente. Ele também, foi palestrante e professor em oficinas de harmonizações de queijos e bebidas em São Paulo no Mundial de Queijos 2024 e para ABRACERVA em 2023 e 2024.

“O objetivo nesse evento é apresentar as técnicas e a riqueza sensorial envolvendo a harmonização de bebidas alcoólicas com queijos artesanais. A proposta é trazer informação de forma leve e lúdica e clara proporcionar um momento de diversão para quem participar”, conta André Varquez.

Patrocínio e apoio

O projeto Cozinha do Cerrado (Festival Sabores do Cerrado) é patrocinado pela Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O evento recebe o apoio institucional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/Regional Uberlândia) e ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Regional Triângulo Mineiro), parceiras na realização de oficinas e palestras. Realização da HPL Produções e Eventos Ltda. e Governo de Minas Gerais — Governo diferente, Estado Eficiente. O evento também conta com o apoio das empresas Cozix, Consigaz, Trebeschi, Coca-Cola, Eisenbahn e Canto de Minas.

A entrada é gratuita, no entanto a organização do festival incentiva os participantes a doar 1Kg de alimento não perecível para o Programa Sesc Mesa Brasil, maior rede de bancos de alimentos da América Latina, referência no combate à fome e ao desperdício, ou água, água de coco e leite para o Grupo Luta Pela Vida, instituição responsável pela humanização do tratamento dos pacientes oncológicos do Hospital do Câncer em Uberlândia (HC-UFU/Ebserh).

Cemig: a energia da cultura

Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.

Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.

Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos. 

Serviço:

Workshop com Marina Cavechia e André Vasquez

Serviço: Festival Sabores do Cerrado

Data: 19 de outubro de 2024

Horários: Sábado (19), às 17h e 20h30.

Local: Estacionamento do Uberlândia Shopping – Cozinha COZIX

Patrocínio: CEMIG e Governo de Minas Gerais

Apoio: EMATER e ABRASEL

Mais informações: www.festivalsaboresdocerrado.com

Publicações relacionadas

Leave a Comment