A Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (SAEC) concluiu a instalação de 1.100 metros lineares de gradis, em material eletrofundido, em unidades de captação e reservação de água e nas elevatórias de esgoto. O objetivo é fortalecer a segurança dessas instalações, evitando atos de vandalismo e furtos.
O serviço foi realizado em substituição aos frágeis alambrados de tela de arame. Anteriormente, estas mesmas unidades eram invadidas por vândalos que se utilizavam do local para consumo de droga, fazer necessidades fisiológicas ou mesmo pelo simples prazer de depredar.
As obras, embora relativamente dispendiosas em relação às cercas de alambrados de arame, são necessárias para a proteção da qualidade da água distribuída à população. O investimento foi de, aproximadamente, R$ 963 mil.
Com os gradis, a autarquia espera eliminar ou, no mínimo reduzir, as invasões ocorridas em 2017. Somente nos primeiros seis meses do ano passado, foram registradas ocorrências de furtos de cabos elétricos, depredação de medidores de vazão – cujo custo é bastante elevado, luminárias, danos às instalações civis dos abrigos de tratamento de água e pichações nos costados dos reservatórios de água tratada, dentre outros.
Para reforçar ainda mais a segurança, a autarquia pretende instalar câmeras para o monitoramento 24 horas das instalações de produção, o que já acontece em algumas de suas principais unidades. A SAEC precisa e conta também com o auxílio da população para denúncias de ocorrências eventualmente observadas, sem a necessidade de identificação, pelo telefone (17) 3531-0600.
Fonte: Assessoria/Prefeitura