Uma campanha de educação ambiental realizada pela Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (Saec), por meio da Florestana, está nas ruas da cidade. O objetivo é orientar e conscientizar a população para a importância da coleta seletiva e a separação de resíduos orgânicos e recicláveis.
A iniciativa atende a Lei 12.305, de 2010, sobre a Política Nacional dos Resíduos Sólidos – responsável pela implementação de programas e mecanismos para promover a boa gestão, o tratamento e descarte de resíduos.
Durante o trabalho, agentes percorrem os bairros para explicar a importância da separação dos resíduos e de como essa ação pode contribuir com o futuro do planeta e também com a geração de renda de dezenas de famílias. Importante ressaltar: os agentes estão devidamente uniformizados e com crachá de identificação.
“A participação da comunidade é fundamental para o sucesso de qualquer programa de coleta seletiva e a educação ambiental é o melhor recurso, capaz de contribuir para informar, conscientizar e mobilizar a população”, ressaltou a engenheira Wilma Scognamiglio Joaquim.
Dentre outras coisas, a educação ambiental propicia a revisão dos conceitos ligados ao lixo, sua geração, composição e importância ambiental, ensinando a população a identificar o que é reaproveitável e a tomar consciência dos efeitos do desperdício dos recursos naturais.
“Os resultados são imediatos e se baseiam principalmente na paciência e constância dos envolvidos, participantes e coordenadores”, informou o engenheiro e responsável pela fiscalização dos serviços de coleta em Catanduva, Miller Felippe da Conceição.
Os resíduos separados são entregues à Cooperativa Recicla Catanduva, que faz a triagem, separação e comercialização do material. Para conferir o dia e horário da coleta seletiva em seu bairro, visite o site www.saec.sp.gov.br. No canto inferior direito do monitor, tem a imagem com link para as informações.
Fonte: Assessoria/Prefeitura