Sancionada a Lei que autoriza a instalação de cervejarias artesanais em Catanduva

A Prefeitura de Catanduva sancionou no último dia 12 de novembro a Lei Municipal 6.223/2021, que autoriza no município a instalação de cervejarias artesanais, os chamados BREWPUB. A meta é incentivar o empreendedorismo, gerando emprego e renda.
O projeto de lei do Executivo foi elaborado com apoio da vereadora Ivânia Soldati (Republicanos), que trabalhou por vários anos no ramo da venda de bebidas. “Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de 2008 a 2018 o número de cervejarias artesanais no Brasil saltou de 70 para quase 900. Juntas, elas faturam cerca de R$ 2,4 bilhões”, explicou a vereadora.

De acordo com Ivânia, Catanduva já existem muitas pessoas que produzem cervejas artesanais, de forma ‘caseira’. Com a lei, será possível legalizar a produção da cerveja artesanal, empreendendo neste setor que está em plena expansão.
“Catanduva já conta com distribuidores e vendedores de cervejas artesanais, porém as cervejas não são produzidas no ponto de venda. O projeto de lei do prefeito Padre Osvaldo valoriza a instalação de cervejarias genuinamente catanduvenses”, completou a vereadora Ivânia Soldati.
São consideradas artesanais as cervejarias independentes ou microcervejarias que não estão ligadas a grandes grupos. Em 2020, segundo o Mapa, o Brasil chegou a 1.383 cervejarias registradas, um aumento de 14,4% em relação ao ano anterior. Além do Mapa, a informação também está registrada no Anuário da Cerveja 2020.
“As cervejas fabricadas em Catanduva são produzidas de forma informal, visando consumo próprio e entre amigos. Com esse projeto de lei vamos contribuir para a geração de emprego e, consequentemente, para o fomento da economia do município. Poderemos, até mesmo, criar um encontro anual de cervejeiros artesanais, fortalecendo o turismo gastronômico de Catanduva”, comentou o prefeito Padre Osvaldo (PSDB).

Publicações relacionadas