Saúde alerta para vacinação devido à propagação do sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população de Catanduva para a importância da vacinação contra o sarampo. A doença tem se disseminado rapidamente pelo Estado, que contabiliza 51 confirmações da doença, sem óbitos. Boa parte dos casos é autóctones (quando a doença é contraída na própria cidade em que as vítimas residem). A vacina é a única forma de prevenção.

Em Catanduva, não há ocorrências positivas do vírus. Entretanto, de acordo com a vigilância epidemiológica, a cobertura vacinal no município é de 42,2% para bebês de 1 ano e 33,26% para bebês de 1 ano e 3 meses, considerada bem abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.

As unidades de saúde programam, após a volta às aulas, em agosto, atividades de busca nas escolas por crianças que precisam ser imunizadas.

Pelo calendário de imunizações, dos 12 meses de vida aos 29 anos, é preciso receber duas doses da vacina, com intervalo de 30 dias. Aos profissionais de saúde, também são recomendadas duas doses, independente da faixa etária. Quem já tomou as duas doses, está vacinada. Não precisa tomar novamente.

De 30 anos a nascidos a partir de 1960, a indicação é para uma dose da vacina. Se a pessoa já tem uma dose registrada em caderneta, é considerada vacinada e, por isso, não precisa tomar novamente.

Na cidade, a vacina está disponível nas unidades de saúde, com exceção da UBS do Salles. O atendimento vai das 7 às 17 horas. Quem ainda não se imunizou, pode procurar o posto com sala de vacina mais próximo de sua casa:

UBS Central, USF Imperial, USF Flamingo, USF Euclides, USF Santa Rosa, USF Lunardelli, USF Nosso Teto, USF Santo Antônio, USF Gavioli, USF Pedro Nechar, USF Alpino, USF Bom Pastor, USF Pachá, USF Del Rey, USF Nova Catanduva, USF Solo Sagrado, UBS Vila Soto e UBS Vertoni, USF Theodoro Rosa Filho, USF Monte Líbano, UBS Parque Glória, USF Gabriel Hernandes.

Infecção

O sarampo é uma doença infecciosa aguda grave, de natureza viral, propagada por pequenas gotículas expelidas por meio da fala, tosse e espirro. Pode ser transmitida facilmente, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade. A doença é altamente contagiosa, já que cada caso pode provocar outros 20.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas