Os casos confirmados de dengue estão controlados em Catanduva. A constatação faz parte do relatório da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde. O assunto foi abordado, na semana passada, na reunião mensal da Sala de Arboviroses, que monitora a evolução do Aedes aegypti na cidade.
De acordo com boletim epidemiológico, 15 casos de dengue foram registrados no município, do começo do ano até agora. No período, foram 127 notificações e 95 exames deram resultado negativo para doença.
Além disso, os casos positivos foram mapeados em bairros isolados da cidade. Os três últimos resultados, por exemplo, apontam para confirmações de diagnósticos de moradores do Flamingo, Pachá e Alpino.
Conforme o histórico de incidência da doença, no mesmo espaço de tempo, mas em anos anteriores, Catanduva está num cenário considerado “silencioso” para a dengue. A condição indica que os registros e notificações estão abaixo do esperado pelo diagrama de controle.
O acompanhamento permanente tem favorecido a organização de ações de vigilância epidemiológica, laboratorial, de controle de vetores e da assistência, bem como a rápida tomada de decisões, dependendo da situação.
Ainda segundo o boletim, Catanduva não registrou casos de febre amarela e nem de chikungunya em 2018. Apenas um caso de zika vírus foi confirmado.
Fonte: Assessoria/Prefeitura