A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Saúde, descentralizou as ações do programa antitabagismo. O atendimento passou a ser ofertado aos moradores nas unidades de saúde do Alpino, Centro, Flamingo, Glória e Pachá.
A iniciativa consiste em ampliar o acesso ao tratamento a fumantes dispostos a largar o vício do tabaco. Atualmente, cinco grupos de tratamento estão sendo trabalhados, com cerca de 10 a 12 pacientes cada um.
Dentro do programa são realizados atendimentos psicoterapêuticos em grupo com abordagem cognitivo-comportamental. Esses encontros são semanais no primeiro mês, quinzenais no segundo e passam a ocorrer mensalmente a partir do terceiro.
Além disso, o paciente realiza consultas médicas para avaliação clínica e exames. A medicação fornecida pelo Ministério da Saúde é composta por adesivos de nicotina, gomas e pastilhas de nicotina, além do cloridrato de bupropiona.
Catanduva é pioneira nesse tipo de tratamento. O Programa de Abordagem e Tratamento do Tabagismo foi implantado no município em 2005. Iniciou-se com uma equipe centralizada para atender toda a demanda do município e região.
Imagem: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde
Fonte: Assessoria/Prefeitura