A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai liberar a vacina contra gripe para toda a população, a partir de segunda-feira, dia 26. Até agora, a imunização era direcionada apenas ao grupo prioritário.
A decisão em ampliar a oferta de vacina foi tomada para aumentar os índices de doses aplicadas. Catanduva aderiu à campanha nacional de vacinação, mas não conseguiu atingir a meta de imunizar 90% do público-alvo.
No caso das gestantes, a cobertura foi de apenas 56%, 65% das crianças dentro da faixa etária proposta foram vacinadas, 72% dos trabalhadores da saúde se imunizaram e 86% de mulheres em fase pós-parto e 76% de idosos.
Até agora, 28.460 pessoas foram vacinadas contra gripe. Para alcançar as pessoas que precisam tomar a vacina, as equipes dos postos de saúde têm feito busca ativa nos bairros. A secretaria pretende atender os moradores enquanto durar o estoque de vacina na cidade.
A imunização protege contra três sorotipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS): H1N1, H3N2 e influenza B.
POSTOS COM SALA DE VACINAÇÃO
O atendimento aos moradores está sendo feito nas seguintes unidades: Centro de Saúde 1 (Postão), USF Imperial, USF Flamingo, USF Euclides, USF Santa Rosa, USF Lunardelli, USF Nosso Teto, USF Santo Antônio, USF Gaviolli, USF Pedro Nechar, USF Alpino, USF Bom Pastor, USF Pachá, USF Del Rey, USF Nova Catanduva, USF Solo Sagrado, UBS Vila Soto e UBS Vertoni.