A doença provocada pelo novo Coronavírus (Covid-19) tornou-se o assunto mais comentado nas mídias, isso porque foi considerada como uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e inúmeras medidas passaram a ser tomadas para controlar e combater o vírus. Em Catanduva, a Secretaria de Saúde está desenvolvendo ações para orientar os moradores a prevenir a doença.
Abordagens começaram a ser feitas nas salas de espera das unidades de saúde. As equipes falam sobre o assunto com as famílias, informam sobre os sinais e sintomas e como agir em caso de suspeita.
Ainda esta semana, o trabalho será levado para dentro das escolas municipais. A ideia é fazer com que as crianças sejam multiplicadores da informação. As equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) vão ensinar, de maneira simples, os cuidados básicos para seguir nos dias de suspensão das atividades escolares.
Para a prevenção, a orientação é adotar regras básicas de higiene pessoal, como lavar as mãos com água e sabão de maneira frequente, principalmente após tossir ou espirrar, após ir ao banheiro e antes e depois de comer, e usar antisséptico de mãos à base de álcool gel 70%.
Outras orientações estão relacionadas à chamada etiqueta respiratória, como a iniciativa de cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar.
Sobre a doença
O Covid-19 é um vírus que causa doença respiratória pelo agente coronavírus. Os sintomas são semelhantes a uma gripe comum, podendo apresentar quadro leve a moderado. Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças. Nessas situações, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, pode levar a óbito.
Imagem: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde
Fonte: Assessoria/Prefeitura