A Campanha de Conscientização contra Hepatites Virais chega ao fim com um saldo de 900 exames realizados em Catanduva. Por meio dos exames, três diagnósticos deram positivo para a hepatite C.
Todos os atendimentos incluíram aconselhamento e os pacientes com resultado confirmado para a doença foram encaminhados para tratamento, que é fornecido gratuitamente pelo serviço especializado.
Na ação, a Secretaria Municipal de Saúde percorreu os quatro cantos da cidade. Em duas semanas, o ponto móvel de atendimento passou pela rodoviária, parque do Aeroporto, terminal urbano, shopping, supermercados e indústrias.
De acordo com levantamento do Programa Municipal IST/Aids, responsável pela implementação das atividades, os testes foram feitos em maior quantidade em pessoas acima de 40 anos, população encarcerada e profissionais do sexo.
A iniciativa permanente busca reforçar as medidas de prevenção contra hepatites virais, além do tratamento correto dessas doenças, que são silenciosas, mas que podem evoluir rapidamente e comprometer principalmente o fígado.
As unidades de saúde nos bairros fornecem os exames para hepatites. O teste rápido, com resultado em 20 minutos, também é ofertado no Centro de Testagem e Aconselhamento, que fica na rua Paraíba esquina com a rua Pará.
Imagem: Divulgação/Secretaria de Saúde
Fonte: Assessoria/Prefeitura