Saúde registra 5,5 mil faltas de pacientes a consultas em 2017

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Saúde, registrou 5.492 faltas de pacientes a consultas médicas agendadas pela central de regulação, em 2017. O número representa 19% de ausências em atendimentos a diversas especialidades, condição que acarretou prejuízo de R$ 54,4 mil do valor empenhado para a finalidade.

De acordo com o setor, ao longo do ano, foram agendadas 29.668 consultas com especialistas. Segundo balanço, o maior índice de faltas foi verificado em consultas oftalmológicas em clínicas conveniadas. No Instituto dos Olhos e Clínica Pizzarro, houve 25% de faltas. Das 4.073 consultas agendadas, 1.006 pacientes faltaram.

Na sequência aparece o Hospital de Base de São José do Rio Preto, que teve 21% de faltas. Foram 589 consultas agendadas e 125 ausências. Enquanto que, no Hospital Escola Emílio Carlos, o número de ausências representou 20% do total de consultas agendadas. De 4.457 agendamentos, foram contabilizadas 881 faltas.

No Centro de Especialidades Médicas (CEM), ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o índice de faltas foi de 17%. Das 13.428 consultas agendadas na unidade, houve 2.345 pacientes faltantes. No AME – Ambulatório Médico de Especialidades, de Catanduva e Rio Preto, foram 2.345 faltas, frente a 13.428 consultas agendadas.

O não aproveitamento de uma vaga para consulta médica gera maior espera a quem aguarda atendimento na rede pública. “Se os pacientes tivessem consciência do prejuízo que as faltas ocasionam e avisassem as unidades com pelo menos 72 horas de antecedência, a consulta seria disponibilizada ao próximo paciente da fila de espera”, ressalta a diretora do Departamento Técnico da Saúde, Angélica Fréu.

Para mudar essa realidade, a Secretaria de Saúde promove campanha contínua. Na tentativa de reduzir faltas de pacientes, as equipes das unidades de saúde conversam sobre o assunto com os usuários e distribuem material informativo. O conteúdo é um estímulo à cidadania, com orientação para que o paciente desmarque o procedimento com três dias de antecedência, quando não puder comparecer à consulta ou exame.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

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