Saúde visita 3 mil imóveis para levantar quantidade de larvas

A Secretaria de Saúde, por meio da EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti), iniciou a nova fase Avaliação de Densidade Larvária (ADL) de Catanduva. O trabalho consiste em levantar a estimativa dos níveis de infestação da cidade no trimestre. Três mil imóveis serão visitados, divididos em cinco áreas.

O resultado da avaliação será obtido mediante amostragem de casas. Com base nos dados, a equipe irá direcionar as ações de controle para cada área avaliada.

“Com o material colhido teremos noção de índices de infestação e informações sobre os recipientes encontrados para desencadear um plano de trabalho nesse novo ciclo”, destacou o veterinário e responsável pela EMCAa, Lincoln Horita.

Segundo ele, a avaliação também será utilizada como fonte de informação e comparativo dos dados mapeados atualmente, com a avaliação realizada em janeiro deste ano, quando Catanduva obteve índice de 5,2% de infestação.

As estratégias de combate ao vetor visam reduzir o índice de infestação por Aedes aeypti para menos que 1%. “Esperamos o envolvimento da população nas atividades de controle. Trabalhamos para conscientizar as pessoas sobre os riscos da dengue”, comentou. O levantamento leva em média 15 dias para ser concluído.

Mutirão

A Prefeitura dá continuidade ao Mutirão de Combate à Dengue. A próxima ação está marcada para este sábado, dia 8. Na data, os agentes de endemias e os agentes comunitários de saúde vão vistoriar casas nos bairros Vila Engrácia, Martani, Santa Paula, Parque José Curi, Jardim Del Rey, Jardim Isabela e Agudo Romão 2. O trabalho terá apoio da Sucem (Superintendência do Controle de Endemias).

Na segunda-feira, dia 10, os caminhões da Secretaria de Obras e Meio Ambiente passarão pelos locais visitados pelos agentes para recolher o material de maior tamanho que for colocado nas calçadas pelos moradores. Dependendo da quantidade de material, o serviço poderá ser estendido para a terça-feira, dia 11.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas

Leave a Comment