Com o objetivo de orientar os passageiros sobre as ofertas da Black Friday, que acontecerá em 29 de novembro, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, em parceria com o Procon-SP, levará nos dias 22 e 29/11, postos de atendimento para as estações Tatuapé (CPTM), Sacomã (Metrô) e no Terminal Metropolitano Jabaquara (EMTU).
Nos dias 22 e 29 de novembro, das 9h às 15h, os passageiros poderão tirar dúvidas e formalizar reclamações com especialistas do órgão de defesa nos postos de atendimento disponíveis nas duas estações e no terminal intermunicipal dos transportes metropolitanos.
A Black Friday, ação de grandes promoções, surgiu nos Estados Unidos com o objetivo de fortalecer as vendas de final de ano. Realizada na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, que ocorre sempre na 4º quinta-feira de novembro. No Brasil, a Black Friday também foi adotada como uma data de promoções e descontos, geralmente no mesmo dia que nos EUA. A Black Friday é conhecida por atrair muitos consumidores, mas também é marcada por polêmicas, e popularmente chamada como “Black Fraude”, porque algumas lojas aumentam os preços antes da data para depois oferecerem “descontos”. Pensando em amparar e auxiliar os consumidores, a STM e o Procon-SP uniram-se para levar postos de atendimento para os transportes metropolitanos.
Serviço – Atendimento aos consumidores
Data: 22 e 29/11
Horário: 9h às 15h
Locais: Estações Tatuapé (CPTM) e Sacomã (Metrô) e Terminal Metropolitano Jabaquara (EMTU)
Secretaria dos Transportes Metropolitanos – A STM tem como missão a formulação de políticas públicas que assegure a mobilidade urbana integrada, segura, acessível e sustentável para concretização do direito social do acesso ao transporte. A Pasta é referência no planejamento e na gestão do transporte metropolitano de passageiros que, diariamente, transporta cerca de 8,5 milhões de pessoas, na média dos dias úteis. Vinculadas à STM, estão a CPTM, a EMTU, o Metrô, além da Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado.
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A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon-SP é uma instituição jurídica de direito público com autonomia técnica, administrativa e financeira, cuja missão é equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores, além de elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores no estado de São Paulo. Paulo. Atualmente, o Procon-SP possui mais de 500 servidores e especialistas das mais diversas áreas, incluindo sua equipe de fiscalização, oito unidades regionais, e atua de forma conveniada em mais de 370 municípios paulistas. Realiza atendimento presencial na Capital em sua nova sede e em Delegacias de Polícia. Em 2023, o Procon-SP recebeu mais de 760 mil reclamações, e finalizou 207 mil com apoio de especialistas e mediadores, contra mais de 21 mil fornecedores. A Fundação também realiza ações de orientações, cursos, palestras e pesquisas. Criada pela Lei nº 9.192, de 23/11/1995 e pelo Decreto nº 41.170 de 23/09/1996, a Fundação Procon-SP é vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e todo seu atendimento é feito de forma gratuita para todos os cidadãos residentes no estado de São Paulo. Visite nosso site www.procon.sp.gov.br