Senai confirma segundo curso de aprendizagem em Catanduva

Contagem regressiva para a inauguração da unidade do Senai de Catanduva. Para atender a demanda das empresas da cidade, uma segunda opção de curso de aprendizagem estará disponível: Mecânico de Manutenção de Máquinas Agrícolas e Veículos Pesados. As aulas terão início em 21 de janeiro, após o processo seletivo dos candidatos, com 20 vagas para o período da manhã e outras 20 à tarde.

Confirmado na semana passada, o outro curso que será oferecido na unidade é o de Aprendizagem de Eletricista Industrial. As aulas também estão previstas para o dia 21 de janeiro. As duas capacitações disponíveis para 2020 atendem as solicitações realizadas pelos próprios empresários, que agora terão a oportunidade de matricular os aprendizes em Catanduva. Até então, o Senai de São José do Rio Preto era procurado por eles, para garantir o cumprimento das cotas legais de aprendizagem.

“Temos ciência da grande necessidade de vagas de aprendizagem pelas indústrias do município. Em 2018, abrimos 32 vagas no programa Caic Jovem e, em janeiro, abriremos mais 80 na unidade do Senai, que será inaugurada em Catanduva. É um grande feito que beneficiará nossas indústrias e proporcionará carteira de trabalho assinada com capacitação aos jovens”, celebra o secretário de Desenvolvimento, Fabio Rinaldi Manzano.

Assim como no curso de Aprendizagem de Eletricista Industrial, a reserva de vagas para a opção de Mecânico de Manutenção de Máquinas Agrícolas e Veículos Pesados deverá ser realizada diretamente pelas indústrias interessadas. Os candidatos deverão ser indicados por elas e contratados até o início do curso.

O processo seletivo será realizado no dia 10 de janeiro no Instituto Municipal de Ensino Superior (IMES). A avaliação terá 60 questões e cada empresa poderá indicar até três candidatos por vaga reservada. Os candidatos que tiverem os melhores desempenhos na prova serão convocados para a matrícula.

O Senai reforça que as vagas só poderão ser reservadas por empresas que se enquadram no Sistema Indústria. A medida não é válida para as cooperativas. Os candidatos devem ter Ensino Fundamental completo, idade mínima de 14 anos (para o curso de Mecânico) e de 17 anos (para o de Eletricista). Também é necessário ter, no máximo, idade que permita que os estudantes concluam o curso antes dos 24 anos. A grade curricular contempla 800 horas de aulas no período de um ano.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Relação de Trabalho (Semdert) será a responsável pelo contato com as indústrias para a definição das reservas. Com o interesse, a empresa deverá apresentar formulário, com dados de cada um dos candidatos aos cursos.

Com investimento anual de R$ 360 mil, sendo R$ 220 mil de responsabilidade do município, a escola é fruto de convênio firmado entre a Prefeitura de Catanduva e o Senai, e está localizada no antigo prédio do CEM, na rua Recife, nº 665, no Centro.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas