O FestA! – Festival de Aprender acontece em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo, entre os dias 7 e 16 de julho. São mais de 500 atividades entre cursos, oficinas, bate-papos, vivências, feiras, intervenções urbanas e demonstrações em técnicas como pintura, escultura, arte digital, marcenaria e costura, entre outras. Esta é a sexta edição do festival, que reúne atividades voltadas às artes visuais e tecnologias e que buscam celebrar os processos de aprendizado e experimentação. A programação é gratuita e livre para todos os públicos e pode ser acessada clicando aqui!.
Um dos eixos temáticos desta edição do FestA! é a valorização do fazer manual e dos exercícios de criatividade como forma ativa de aliviar o estresse e outras pressões do dia a dia, em busca de mais bem-estar e qualidade de vida. As pessoas são convidadas a festejar o convívio e a coletividade. Além disso, a produção artesanal e de mestres do saber – principalmente daqueles ligados à temas que dialogam com a diversidade – são foco da pesquisa temática de diversas programações. As atividades são lúdicas, formativas e intergeracionais, que permitem a participação e fruição de grande volume de público. O FestA! traz também cursos, oficinas e vivências que buscam um ineditismo e que sejam inusitadas para o público convidando as pessoas para a ação prática, ao ‘faça você mesmo’ e à experimentação.
As atividades são desenvolvidas em diversas áreas temáticas, entre elas artes gráficas, artesanais e ofícios tradicionais, técnicas construtivas e tridimensionais, audiovisual, imagem e som, têxtil e moda, ciência e tecnologia, cultura geek, HQ e games, teorias e história da arte.
O que encontrar na programação do FestA!, em Catanduva:
Entre os destaques da programação, estão: oficinas de manualidades, exibições, vivências e muito mais. Confira os destaques:
Oficina
Oshibana-e
Datas: 08 e 09 de julho (sábado e domingo), às 10h, no Espaço de Tecnologias e Artes.
A partir de uma técnica para prensar (oshi) e secar flores (bana), serão elaborados arranjos em um processo criativo, sereno e cuidadoso. Essa lida renova o olhar, faz com que os participantes possam esquecer, mesmo que momentaneamente, os problemas e preocupações do dia a dia. A atividade possibilita a visão da natureza como ela é: deslumbrante e capaz de despertar a paz e a felicidade nos pequenos detalhes.
Não recomendado para menores de 16 anos – autoclassificação.
Oficina
Furoshiki
Datas: 11 de julho (terça-feira), às 16h e às 19h30, no Espaço de Tecnologias e Artes.
O Furoshiki é um item presente no cotidiano da tradição japonesa. É um material têxtil de formato quadrangular que possibilita diferentes formas de embalar presentes ou objetos do dia a dia. Sua releitura para os dias de hoje reverbera nas preocupações em torno das questões ambientais, pelas possibilidades de reuso e redução de descartes de embalagens. A oficina fará um apanhado histórico e conceitual sobre este material, sua confecção e a apresentação das diferentes técnicas de utilização.
Não recomendado para menores de 16 anos – autoclassificação.
Oficina
Cerâmica Japonesa Chawan e Kingyo
Datas: 12 e 13 de julho (quarta e quinta-feira), às 14h, no Espaço de Tecnologias e Artes.
A cerâmica milenar japonesa trilhou um caminho onde predomina a espiritualidade. A arte de fazer cerâmica para suprir uma necessidade tornou-se uma forma de expressão, repleta de metáforas sobre nossa existência. Mais do que aprender os fundamentos do processo de fazer cerâmica, a proposta da oficina é dar um passo em um universo onde o cotidiano e a espiritualidade se fundem.
Não recomendado para menores de 16 anos – autoclassificação.
Oficina
Bonsai
Datas: 12 e 13 de julho (quarta e quinta-feira), às 19h, no Espaço de Tecnologias e Artes.
Você deseja aprender noções básicas sobre o cultivo de bonsai? Aliando teoria e momento expositivo, a atividade convida o participante a conhecer mais sobre as plantas, técnicas de transplante e amarração, passando por dicas de manutenção e cuidados em geral.
Não recomendado para menores de 16 anos – autoclassificação.
Oficina
Omamori Japonês Tsuru Mobile
Data: 14 de julho (sexta-feira), às 14h, no Espaço de Tecnologias e Artes.
Os participantes vão aprender um pouco sobre a história e o significado do amuleto de boa sorte japonês, o Omamori. Além disso, poderão criar o seu, utilizando as técnicas apresentadas durante a oficina. O processo de criação de um Omamori envolve a seleção cuidadosa de materiais e cores, a escrita de desejos e orações.
Não recomendado para menores de 16 anos – autoclassificação.
Oficina
Ikebana-
Datas: 15 e 16 de julho (sábado e domingo), às 14h, no Espaço de Tecnologias e Artes.
A arte de Ikebana é uma reverência à sublime beleza da natureza. É como uma música, em que a melodia, as palavras e rimas são substituídas por flores, folhagens e galhos. Na Ikebana, o importante não é ter um lindo arranjo de flores, a atividade transcende esse limite, conduzindo o participante a algo mais profundo. É um caminho que leva ao aprimoramento espiritual do ser humano.
Não recomendado para menores de 16 anos – autoclassificação.
Como participar
As atividades são sempre gratuitas e as informações sobre participação podem ser conferidas diretamente no portal ou pelas redes sociais @sesccatanduva.
Para as oficinas, é necessário que o participante faça a inscrição prévia. As vagas estão disponíveis desde o dia 5 de julho e podem ser feitas pelo aplicativo Credencial Sesc SP ou pelo site, clicando aqui.