Aconteceu na manhã desta segunda-feira (23), no Plenário Juscelino Kubitscheck da Assembleia Legislativa de São Paulo, a sessão solene em Homenagem aos Arautos do Evangelho e entrega do Colar de Honra ao Mérito a seu fundador, o monsenhor João Clá Dias.
“É uma honra muito grande receber a todos neste dia, e uma satisfação ainda melhor receber os membros dos Arautos do Evangelho”, disse o presidente da Alesp, André do Prado.
O chefe do Legislativo paulista também acrescentou: “Monsenhor João Clá Dias tem sido um farol de sabedoria, compaixão e liderança espiritual. Seu compromisso com a fé, sua dedicação incansável ao serviço da igreja e sua capacidade de unir as pessoas são verdadeiramente inspiradores”.
A secretária de Políticas para Mulheres, Sonaira Fernandes, parabenizou a iniciativa do deputado Gil Diniz. “Eu conheci o trabalho missionário dos Arautos do Evangelho de tanto o deputado Gil Diniz, na oportunidade em que nós trabalhávamos juntos, testemunhar acerca do trabalho que os senhores realizam, principalmente no resgate e manutenção da dignidade humana”.
“A missão do Arautos, que é um grande mensageiro da palavra de Deus, é importante para que os nossos jovens tenham esse contato e aprendam a ter mais fé”, foram palavras da Secretária Estadual da Cultura, Marilia Marton.
Ao receber o colar de Honra ao Mérito em nome do homenageado João Clá Dias (não presente por motivos de saúde), o padre Ricardo Basso frisou: “Ausente, mas presente”, reforçando a alegria do monsenhor em receber a honraria.
Em seu discurso, o deputado Gil Diniz destacou a trajetória dos Arautos do Evangelho e suas ações que ultrapassaram fronteiras. “Gostaria de dar o meu testemunho pessoal de carinho e amor pela obra que monsenhor João Clá realizou pelo Estado de São Paulo, pelo Brasil e pelo mundo”, acrescentou.
Arautos do Evangelho e Monsenhor João Clá Dias
A história dos Arautos do Evangelho se confunde com a de seu fundador, Monsenhor João Clá Dias.
Os Arautos do Evangelho são uma associação de direito pontifício aprovada pelo Papa João Paulo II, no dia 22 de fevereiro de 2001, presente em 78 países.
Através da evangelização e caridade, a instituição realiza diversas ações pelo país. Por exemplo, os 22.600 oratórios de Nossa Senhora de Fátima, que visitam casas de mais de 670 mil famílias, e o Fundo Misericórdia, que colabora com doações a 650 instituições, em 270 cidades e 147 dioceses do Brasil.
Fundador dos Arautos do Evangelho e de duas Sociedades de Vida Apostólica, uma clerical e outra feminina, Virgo Flos Carmeli e Regina Virginum, João Clá Dias, foi condecorado pelo Papa Bento XVI, em 2009, com a medalha “Pro Ecclesia et Pontifice”. Uma das mais altas distinções concedidas pelo Santo Padre a quem se distingue por sua ação em favor da Igreja. Neste 23 de outubro de 2023, acumula também a maior honraria da Assembleia Legislativa de São Paulo.
Também estiveram presentes no evento os deputados estuais Lucas Bove (PL), Major Mecca (PL), Rogério Santos (MDB), Tomé Abduch (Republicanos) e Delegado Olim (PP).