Sororidade: Abril tem debate, roda de conversa e performance

Ampliar o debate sobre o feminismo e a luta da mulher pela igualdade de direitos. Esse é um dos objetivos de “Sororidade”, projeto da Secretaria de Cultura, aprovado pelo Edital de Incentivo às Artes do Fundo Municipal de Cultura. Em abril, as ações são voltadas à discussão, roda de conversa e performance sobre o tema.

A programação começa no dia 7, às 16h30, na Estação Cultura Deca Ruette. O debate é com a professora e advogada Ana Vanessa Barbieri, que norteará a discussão em torno da palavra sororidade, que dá nome ao projeto. O evento é gratuito e aberto ao público, que terá espaço para dar opinião e tirar dúvidas.

No domingo seguinte, dia 14, o grupo fará performance na Praça Dr. João Miguel Calil, no Aeroporto, a partir das 16 horas. A apresentação levará o público à reflexão sobre o ato de “estender a mão ao próximo”, ou seja, como pensamentos, palavras e ações positivas podem fazer a diferença entre as pessoas e aproximá-las.

No dia 28, às 16h30, a Estação Cultura receberá o coletivo Ana Montenegro para uma roda de conversa sobre os ideais do grupo. As integrantes guiarão o encontro, que terá como base as críticas ao termo sororidade, cujo significado ainda gera confusão e desconhecimento.

Responsável pelo desenvolvimento do projeto, a artista Thaynná Trida, do Grupo de Dança Veracidade, ressalta que as atividades visam à integração entre a comunidade e os membros de Sororidade. “Fazer chegar a informação e levar o público à reflexão são os nossos principais objetivo”, diz.

O projeto tem parceria da Way Company.

Sororidade

A palavra sororidade representa a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum. Sua origem vem do latim, sóror, que quer dizer “irmãs. Sororidade pode ser definida como a versão feminina da palavra fraternidade: frater (“irmãos” em latim).

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas