Desde o início da pandemia, em 2020, a empresa tem adotado diversas iniciativas de prevenção ao coronavírus, além de campanhas de incentivo à vacinação. Entre as medidas, foram adotados o distanciamento, uso obrigatório de máscara e álcool em gel disponível em todas as unidades, reforço na higiene de objetos e instalações, limpeza reforçada nos ônibus de transporte dos colaboradores, contratação de novos ônibus para que os colaboradores viajem utilizando apenas os bancos próximo à janela, em grupos reduzidos por veículo, e revezamento entre as pessoas para utilização do restaurante e maior espaçamento das mesas.
Além disso, os trabalhadores dos escritórios corporativos adotaram o sistema de home office, enquanto para o trabalho essencial de campo, em que não foi possível atuar de casa, foram adotadas todas as diretrizes da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde. Foi criado um Comitê interdisciplinar de discussão a respeito da Covid para tomada de decisão, implementação e comunicação de medidas que visem preservar a saúde dos colaboradores e dar continuidade às operações de suas unidades.
Também criou-se o Programa de Apoio e Prevenção à Covid-19 (PAP Covid) para ajudar os colaboradores e seus familiares com a saúde mental. O Programa atende os colaboradores e seus familiares por meio da parceria com a Social Consultoria, disponível 24 horas, todos os dias da semana. O contato é realizado por telefone, de forma gratuita, por uma equipe de assistentes sociais e psicólogos, mantendo total sigilo.
Por fim, a comunicação com a equipe e familiares foi reforçada, transmitindo informações aos colaboradores e seus dependentes por meio de uma cartilha especial desenvolvida para ajudar no combate e prevenção da Covid-19.
“Estamos conscientes de que a prioridade é a saúde do nosso time e de suas famílias. Hoje temos disponíveis vários imunizantes contra a Covid-19 e se sabe que, completadas as doses de reforço, diminuem as ocorrências de casos graves da doença. Com essa onda mais recente causada pela variante Ômicron, é nossa responsabilidade incentivar e apoiar ações sociais reforçando uma corrente do bem e conscientizando a todos sobre a importância da vacina no combate à pandemia “, afirma Carlos Leston, diretor de RH da Tereos.
Sobre a Tereos
Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne 12.000 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana-de-açúcar, cereais e batata. Com 46 unidades industriais, operações em 17 países e o compromisso de 22.300 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2020/21, o Grupo obteve um faturamento de € 4,3 bilhões.
Tereos no Brasil
A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portfólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho e mandioca. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países.
Fonte: Comunic Comunicação Corporativo