A Mostra Ubuntu – A África em Nós, que tem promovido – ao longo da semana – a cultura e tradição africanas em todas as suas formas, traz nesta sexta-feira, dia 23, penúltimo dia de programação, o bate-papo com o pesquisador guineense Sumbunhe N’Fanda. A atividade está prevista para as 19 horas, no Centro Cultural.
“As realidades africanas não encontradas na literatura brasileira” é o tema da conversa, que abordará a riqueza do continente, tradições e desmistificação de alguns conceitos, objetivando desconstruir pensamentos negativos sobre a cultura africana, que, por muitos, é mal vista e, por vezes, até demonizada.
“Precisamos formar cidadãos que tenham a capacidade de dialogar com o diferente, mesmo quando esse diferente seja o oposto daquilo que acreditamos ser o padrão a ser seguido”, comenta Sumbunhe.
Dando continuidade à programação, às 8 e 14 horas, na Pinacoteca Municipal, tem “Histórias pra erê ver o ouvir” – contação de lendas africanas, com visita à exposição Preto e Branco. O projeto é aberto a toda a comunidade. As contações e monitoramento das visitas são realizadas pela Cia Pé de Prosa.
Todas as atividades são gratuitas.
Mostra
“Ubuntu – A África em nós” propõe, por meio de expressões artísticas apresentadas em diversos formatos, impulsionar a reflexão, o debate e a conscientização sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira.
Realização
A realização é da Prefeitura de Catanduva, por meio das Secretarias de Cultura, Educação e Assistência Social, Sesc, RB Produções Artísticas, Leandro Costa Fotografia e Movimento Negro de Catanduva.
Fonte: Assessoria/Prefeitura