UHSDom completa renovação de respiradores nas UTIs

Todos os 10 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo Adulto do Unimed Hospital São Domingos (UHSDom) estão equipados com ventiladores da marca Puritan-Bennetti 840, reconhecidos internacionalmente como os mais avançados.

Há poucas semanas, as três últimas unidades foram adquiridas e todos os leitos estão equipados com os novos aparelhos. Segundo o médico intensivista José Braz Cotrim, cooperado Unimed Catanduva e coordenador da UTI Adulto, são aparelhos com todas as modalidades ventilatórias, completos, seguros, silenciosos, de baixa manutenção e excelente custo-benefício. “A diretoria soube negociar muito bem a compra destes equipamentos alcançando um bom valor com poder de negociação”, apontou. A UTI Pediátrica também recebeu respiradores da mesma marca.

Dr. Braz aponta que a diretoria se mostra muito sensível às demandas do setor e hoje é possível afirmar que as duas unidades no hospital estão completas e acima da média, quer seja nos níveis de monitorização, tratamento ou retaguarda 24 horas. “Buscamos ser o melhor centro de tratamento intensivo. Para isso é necessário investir em tecnologia, em profissionais capacitados e humanizados”, apontou.

Quando se fala em equipe, o intensivista reforça a qualidade dos profissionais que lidam com situações de estresse constante. “Temos um técnico para cada dois leitos, como é preconizado pelas normas que regulamentam o tratamento intensivo, e equipes com alta qualificação”, explicou.

Futuro

Com investimentos constantes, e atenção à necessidade de continuar aprimorando, a diretoria do Unimed Hospital São Domingos anunciou mais obras e ampliações. O projeto arquitetônico está pronto, a obra já foi iniciada e o próximo passo será uma ampliação exponencial da área da UTI Adulto. “Vamos quadruplicar nossa área e, novamente, colocar o nosso hospital na vanguarda. Teremos os mesmos dez leitos com maior espaço individual, com dez metros quadrados por leito, de modo a permitir a presença de familiares dos pacientes”, explicou Dr. Braz.

Segundo especialistas, a presença de familiares no tratamento intensivo – que obedece a alguns critérios – permite a recuperação mais rápida do doente em estado grave e potencializa a humanização no tratamento oferecido pelo hospital. Além disso, estes acompanhantes se qualificam para dar mais qualidade de vida ao familiar quando tiver alta.

A nova UTI também terá outros três leitos de tratamento semi-intensivo.

Aparelhos de ressuscitação manual

Os aparelhos manuais usados para a ressuscitação dos pacientes também estão sendo gradativamente substituídos nas unidades de terapia intensiva do Unimed Hospital São Domingos. Segundo o médico intensivista, Dr. José Braz Cotrim, os novos aparelhos são da marca Ambu, mais eficientes, que permitem melhor manipulação por parte dos profissionais envolvidos no procedimento e mais duráveis. O especialista explicou que é comum que os hospitais usem aparelhos genéricos, com menor eficiência e durabilidade.

Fonte: Assessoria/Unimed Catanduva

Publicações relacionadas