Uma arte que fala

A artes visuais são uma expressão que trazem uma profunda visão de mundo que permeia o processo criativo de cada artista. O valor de um trabalho, tanto no sentido cultural como no de reconhecimento pela sociedade, passa pelas maneiras como cada criador se relaciona com o público.

O trabalho de Ignoto resiste ao tempo porque desestabiliza quem o vê. Se há criadores que rapidamente são identificados pelo sistema e são aclamados por ele, o fazer dele evoca uma identificação mis lenta e gradual, principalmente pela cor intensa e sutil movimento. Suas obras estimulam e ampliam assim percepções de mundo.

Seu personagem, com uma caixa azul no local da cabeça, tem uma intenção explícita de e comunicar com os outros. Não se trata de uma imagem trivial. Pelo contrário, ela escapa de enquadramentos simplistas e traz para o centro da cena um potencial de transformação, literalmente um sair de dentro de caixas limitadas e fechadas.

A obra de Ignoto é um convite permanente para a metamorfose. Ao observar as suas criações, existe um desejo imediato de mergulhar em um ambiente de sonho. Sua obra é carregada de impacto e de teatralidade, pois as expressões dos olhos de seu protagonista geram diversos sentimentos, principalmente o de empatia. 

Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.

Publicações relacionadas

Leave a Comment