Cada vez mais independente, e assumindo inúmeras funções, é fundamental que a mulher não coloque de lado os cuidados com a saúde. E nada melhor do que especialistas do sexo feminino para dar dicas sobre como conciliar as rotinas do dia a dia sem se esquecer do cuidado consigo mesma.
Para a endocrinologista Marina Canozzo Lahr Baldini, o autoconhecimento é importante para reconhecer quando o corpo dá sinais de que algo de errado está acontecendo. “Ao longo da vida, as mulheres passam por processos delicados como a menarca, gravidez, menopausa e as oscilações hormonais consequentes dessas fases”, ressalta. Ela destaca a importância de manter o equilíbrio entre atividades que contribuem para a saúde mental e a alimentação saudável. “Muitas vezes as mulheres ficam encarregadas de cuidar do bem-estar de todos da família e acabam esquecendo delas mesmas. Essa sobrecarga pode gerar problemas maiores como estresse, exaustão, crises de depressão e ansiedade”, alerta.
Ter uma alimentação saudável, reduzindo a ingesta de sal, açúcares, farinha branca e álcool, parece ser o primeiro passo. “Prefira alimentos in natura, pouco processados e pobre em gorduras saturadas. Beba no mínimo dois litros de água por dia; ela ajuda a absorver melhor os nutrientes”, destacou a endocrinologista.
A saúde íntima da mulher também precisa de acompanhamento de perto. Para isso, a ginecologista Angélica da Silva Figueiredo aconselha algumas práticas que favorecem a mulher em vários aspectos. “Procure manter uma atividade física, tenha alimentação rica em probióticos, que ajudam a diminuir a incidência de infecções vaginais, e faça sexo seguro. E tenha muito otimismo na vida”, disse.
A dermatologista Bruna Somílio da Fonseca ressalta a importância dos cuidados com a pele. A exposição à radiação ultravioleta (UV) é considerada hoje o principal fator externo que contribui para o envelhecimento. O fotoenvelhecimento é caracterizado por mudanças superficiais principalmente da pele facial: aspereza, rugas finas. “Cuide de sua pele e faça uso diário de protetor solar, pois é ela que te veste todos os dias. Na dúvida, busque orientação com seu dermatologista de confiança”.
DICAS
- Consulte seu médico regularmente: a realização de exames periódicos é a garantia de detectar doenças precocemente e aumentar as chances de cura.
- Tenha uma boa noite de sono: dormir bem ajuda a ter uma boa memória, regular níveis hormonais e a descansar o corpo.
- Pratique atividade física regularmente: exercícios físicos protegem de diversas doenças como diabetes, hipertensão, dentre outras. Faça pelo menos 150 minutos de atividades por semana.
Fonte: Unimed Catanduva