Conheça 7 estratégias sutis para promover produtos e serviços nas redes sociais, gerando interesse e confiança sem parecer um desesperado
Vender nas redes sociais vai muito além de postar ofertas e esperar resultados. As plataformas digitais têm se tornado espaços para criar relacionamentos genuínos com o público, e isso inclui engajar de maneira mais orgânica. Hoje, empresas de sucesso estão apostando em estratégias que não focam apenas na venda direta, mas sim na construção de confiança e valor para seus seguidores, o que eventualmente leva à conversão de vendas.
Segundo a estrategista digital, Gigi Coutinho da Agência A Braba, uma das principais formas de “vender sem vender” é utilizar o marketing de conteúdo. Isso significa criar postagens que educam, entretêm ou resolvem problemas da audiência, mostrando que a marca ou profissional liberal se importa mais em ajudar do que em vender: “A chave para vender nas redes sociais é criar um relacionamento com o público. Quando você foca em ajudar e engajar, as vendas acontecem naturalmente”, orienta a especialista em estratégias digitais.
Pessoas gostam de comprar de especialistas e não de vendedores
Quando a empresa posiciona-se como especialista em determinado tema, os seguidores naturalmente buscam seus produtos ou serviços quando precisam de soluções. Além disso, a autenticidade é essencial. Os perfis que se destacam nas redes sociais são aqueles que não se limitam a compartilhar ofertas, mas criam uma conexão real com seus seguidores.
De acordo com a estrategista digital Gigi Coutinho, compartilhar histórias, experiências e até os bastidores do negócio ajuda a humanizar a marca, gerando identificação e aproximando o público: “Afinal, clientes compram de quem confiam, e as redes sociais são perfeitas para construir essa ponte”, afirma.
Confira abaixo as 7 estratégias digitais da Gigi Coutinho, estrategista digital para vender sem vender nas redes sociais:
- Conteúdo educativo
Crie postagens que consigam ensinar algo valioso ao seu público, mostrando como seu produto ou serviço resolve problemas reais. Educar sempre gera um sentimento de autoridade e de confiança. - Depoimentos e prova social
Compartilhe histórias e experiências de clientes satisfeitos. Isso ajuda a validar a qualidade do seu produto através de testemunhos autênticos e faz com que as pessoas sintam ainda mais vontade de conhecer mais sobre o seu produto ou serviço e também mais confiança em comprar de você. - Storytelling
Conte histórias reais sobre sua marca, seus desafios e sua evolução. Histórias cativam e conectam emocionalmente humanos desde os tempos das cavernas. - Marketing de Influência
Colabore com influenciadores alinhados aos valores da sua marca para que eles recomendem seus produtos de maneira genuína para seus seguidores criando um ciclo de confiança e credibilidade. - Bastidores e Autenticidade
Mostre os bastidores do seu negócio, os processos e a equipe. Isso humaniza a marca e cria uma conexão mais próxima com os seguidores. - Criação de Comunidade
Fomente o senso de comunidade, incentivando a interação entre seus seguidores e a participação ativa em discussões e eventos virtuais, um exemplo de ação visando desenvolvimento de comunidade é o canal do instagram que está super em alta entre os usuários e poucas marcas estão de olho nesse potencial.
7. Ofereça Conteúdo Exclusivo
Compartilhe e-books, webinars ou dicas exclusivas para quem segue sua marca, gerando valor sem pedir nada em troca. Isso constrói reciprocidade.
Serviço:
Instagram da Gigi Coutinho: https://www.instagram.com/agigicoutinho/
LinkedIn da Gigi Coutinho: https://www.linkedin.com/in/gigi-coutinho-32714733/