Na quarta-feira, 18 de julho, o vereador Amarildo Davoli esteve com o Secretário de Trânsito e Transportes Urbanos de Catanduva, Sr. Nilton Marto Vieira da Cruz, para apreciar alguns pontos que envolvem mobilidade urbana.
Na oportunidade, apresentou proposta sobre recuo de faixa de pedestres, em cruzamentos onde não houver semáforo, a fim de que os condutores possam ter visão do cruzamento sem que parem sobre a faixa de pedestres. A medida proporcionaria maior segurança ao pedestre e aos condutores.
Ponderando, ainda, sobre a constante inobservância ao Código de Trânsito Brasileiro, sugeriu que a Secretaria empreendesse campanhas educativas para condutores e pedestres, nos próprios locais onde ocorrem as contravenções, até que se consolide uma cultura de trânsito responsável por parte de todos os segmentos. Essa campanha envolveria Agentes de Trânsito, Guardas Municipais e parceria com a Polícia Militar. Além de beneficiar e proporcionar mais segurança aos pedestres, a grande vantagem da medida é que praticamente dispensa a execução de obras.
Outros assuntos abordados foram a não observância do PARE em rotatórias e o estrangulamento para usuários da rua Minas Gerais e avenida Cruzeiro do Sul, no cruzamento com a avenida Benedito Zancaner.
Mereceram destaque: ruas projetadas e não abertas, onde existem residências, como é o caso da rua Ubatuba, no Jardim Alpino, e a necessidade de retirada dos trilhos da via férrea do centro da cidade.
“Existem ainda outros problemas em cruzamentos envolvendo os ciclistas (como ciclofaixas que começam e terminam do nada) e a preferência para o transporte coletivo, que nos obriga a fazer um grande debate e enquadrar a cidade no plano de mobilidade que englobe todos os modais numa cidade sustentável. E esse debate precisa ser feito de forma democrática e com verdadeira participação popular”, afirmou o parlamentar.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva