Discutir a participação das mulheres na política, suas perspectivavas, panorama e desafios. Esse foi o objetivo do Instituto Federal de São Paulo – Câmpus Catanduva, que na tarde desta quarta-feira (22 de junho) promoveu um debate entre seus alunos e três mulheres envolvidos na política local.
Entre as participantes, estiveram presentes as vereadoras Ivânia Soldati (Republicanos) e Taise Braz (PT). Além delas, a mesa diretora do evento contou com a participação da professora Helena Ribeiro Souza, primeira-secretária do Conselho Municipal da Mulher.
A mediação foi do diretor geral do Instituto Federal Catanduva, Marcelo Velloso Heeren. “Além de ser um ano eleitoral, a participação das mulheres na política é um tema de extrema importância para os nossos alunos. Abrimos um diálogo saudável sobre essa questão. O encontro foi muito produtivo”, comentou Marcelo.
Ivânia e Taise falaram sobre suas trajetórias políticas, sobre a decisão de saírem candidatas ao Legislativo, sobre suas causas (suas ‘bandeiras’) e fizeram um balanço de seus trabalhos na atual legislatura, que conta com 11 homens e 2 mulheres.
Elas concordaram que o número de mulheres na política é baixo: do pleito brasileiro em 2020, apenas 15% foram mulheres eleitas.
As vereadoras foram convidadas para retornar ao Instituto Federal em breve, quando os estuantes irão realizar uma Assembleia Geral para a criação de um Grêmio Estudantil na unidade de ensino. A data ainda será agendada.
O convite partiu dos alunos Lavínia Rampazo (estudante de Química) e Kauã Marchezini (estudante de Mecatrônica).
Comunicação Social – 23/06/2022
O convite partiu dos alunos Lavínia Rampazo (estudante de Química) e Kauã Marchezini (estudante de Mecatrônica).
Fonte: Comunicação Social