Com iniciativa, idealizada pelo Instituto Brasileiro de Direito Legislativo (IBDL), o 1º Congresso Brasileiro de Direito Legislativo, realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) transcorrido nos dias 29 e 30 de agosto em promoção conjunta com o Instituto Legislativo Paulista / ILP propiciou várias discussões sobre direitos e prerrogativas do advogado, os desafios do processo Legislativo, o papel das consultorias jurídicas, a dinâmica do processo decisório no parlamento, além da judicialização do processo no âmbito estadual.
Durante o encontro, foram ministradas as palestras “O advogado e o processo legislativo”, com o ex-presidente da República e professor Michel Temer; “Política, Justiça e Direito”, com o ministro do STF, Luís Roberto Barroso; e “O futuro da advocacia no processo legislativo no Brasil”, com o presidente do IBDL, Murillo de Aragão. Participaram ainda do evento o secretário de Justiça do Estado de São Paulo, Fernando José da Costa, que representou o governador Rodrigo Garcia, e a diretora-presidente do Instituto Legislativo Paulista (ILP), Karina do Carmo.
O catanduvense, ex-vereador e Secretário Geral de Administração da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Julio Ramos participou do Painel 4: Dinâmica do processo decisório no Parlamento e comenta: “ Muito honrado em participar do painel “Dinâmica do processo decisório no Parlamento” do I Congresso Brasileiro de Direito Legislativo, realizado pelo IDBL, ILP e a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Oportunidade ímpar de debater experiências e apresentar os avanços do maior parlamento da América Latina. Parabéns a minha amiga Karina do Carmo pela brilhante iniciativa e por recepcionar esse importante e histórico congresso”.
Julio Ramos
Atual Secretário Geral de Administração da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, com formação superior em Ciências Jurídicas e Sociais e pós-graduado em Educação. Mais de 10 anos de experiência na gestão de estruturas governamentais, tendo ocupado mandato legislativo e cargos de assessoramento e direção em órgãos de variados campos das políticas públicas. Atuou, também, na área privada em “government and corporate affairs”, comunicação institucional e sustentabilidade corporativa. Gerenciou equipes multidisciplinares e geriu orçamentos públicos e privados, não restando quaisquer apontamentos por parte dos órgãos de controle e auditoria. Possui participação ativa de aconselhamento estratégico para instituições públicas e do terceiro setor, com o reportes de conjunturas e análises de riscos.