Unimed Catanduva oferece atendimento em domicílio com o Almed

O Atendimento Lar Unimed (Almed), mantido pela Unimed Catanduva, tem por objetivo a desospitalização de pacientes e o acompanhamento de pacientes crônicos, fazendo com que recebam cuidados em seus ambientes habituais, como suas residências, dentro do conceito crescente no Brasil e muito utilizado em países da Europa e nos Estados Unidos: o Home Care (cuidados em casa, numa tradução livre). O Almed conta com equipe multidisciplinar para atender as necessidades de cada paciente, visando a assistência integral e para pacientes em qualquer idade. Somente no primeiro semestre deste ano, 2.381 pacientes foram assistidos pelo Almed.

O atendimento em casa permite a não hospitalização ou a desospitalização precoce, ou seja, dependendo das condições e do quadro clínico, o paciente pode fazer todo o tratamento em casa ou sair antes do hospital e continuar o tratamento em domicílio, com mais atenção daqueles que o amam, o que favorece na melhora da autoestima, nas condições de reabilitação e no bem-estar.

O trabalho desenvolvido pelo Almed é um grande aliado para a saúde de pacientes com diferentes enfermidades. O serviço tem no Brasil uma regulamentação específica da Anvisa (RDC 11) que determina que deve contar com estrutura, profissionais e processos específicos. Em Catanduva, o serviço proporciona condições de atendimento e recursos para a melhor evolução possível do quadro clínico do paciente.

É importante frisar que com o atendimento domiciliar, os riscos do ambiente também diminuem para os pacientes, considerando que existe a possibilidade de exposição à infecção hospitalar, por mais cuidados que os hospitais possam adotar para evitar.

De acordo com a coordenadora de Enfermagem do Almed, Themis Cury, explicou que para o serviço ser realizado em domicílio, há um critério a ser seguido. “Após a internação, o paciente passa por uma avaliação médica e é encaminhado ao Almed, para prosseguir com o tratamento de forma domiciliar. Nosso foco é evitar a internação hospitalar ou antecipar a desospitalização do paciente”, disse.

Diagnosticada com uma infecção urinária (pielonefrite), a professora Cássia Crepaldi, 47 anos, precisou ser hospitalizada, mas em seguida teve a indicação de continuar o tratamento em casa. “Não tenho do que reclamar, só pela comodidade de ser atendida em casa já me sinto bem melhor. Recebo medicação uma vez ao dia”, disse.

A jovem Edna Perpétua, 22 anos, recebe atendimento de curativos. “Tive um sério quadro de anemia e depois complicação na tireoide. Fiquei um mês internada. Depois fui encaminhada para o Almed e, agora, recebo atendimento em casa. Sou bem atendida pelas pessoas que me assistem”, disse.

O Diretor de Recursos Próprios, Dr. Everaldo Gregio, reitera a importância do Almed para a Unimed Catanduva. “É muito importante o trabalho desenvolvido no Almed, pois, proporciona qualidade de vida ao beneficiário que, em casa e sob cuidados de uma equipe séria e comprometida, pode ter a recuperação mais rápida”, disse.

Atendimento
O atendimento domiciliar é formado por: técnicos de enfermagem, um médico coordenador, uma enfermeira assistencial – que cuida dos curativos -, uma enfermeira coordenadora, um farmacêutico, uma terapeuta ocupacional, duas fonoaudiólogas, uma assistente social, três fisioterapeutas, um nutricionista e psicóloga. Além do atendimento domiciliar, o Almed também atende pacientes em sua sede, com salas exclusivas para curativos e remédios necessários para cada paciente.

Serviço
O Almed está localizado na rua Sergipe, 583, no centro de Catanduva. Informações pelo telefone: (17) 3531-3180.

Saiba

O Home Care surgiu primeiramente nos Estados Unidos (EUA) no período pós-guerra, mediante à necessidade dos familiares de cuidar de seus doentes em casa. Após essa fase inicial houve a inserção dos profissionais especializados para este cuidado.

Fonte: Assessoria/Unimed Catanduva

Publicações relacionadas