A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a fase de testes para implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) na semana passada. A tecnologia a serviço da saúde visa otimizar o fluxo de atendimentos realizados pela equipe da Atenção Básica.
Inicialmente, o projeto piloto envolve quatro Unidades de Saúde da Família: Del Rey, Euclides, Imperial e Lunardelli. Para se enquadrar ao sistema, as unidades tiveram de ser reestruturadas. No ano passado, foram adquiridos 247 computadores, 30 impressoras, 115 nobreaks e instalado cabeamento adequado em todos os prédios.
O cronograma de atividades prevê a operacionalização definitiva na rede a partir de fevereiro. Ao adotar o sistema, o município cumpre determinação do Ministério da Saúde, que estabeleceu prazo para adequação à nova ferramenta.
O próprio MS terá acesso a informações atualizadas, conforme demanda levantada. Dentre as vantagens apontadas está a eficiência na gestão dos gastos públicos.
Na prática, a versão do software do e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) armazenará todas as informações clínicas e administrativas dos pacientes atendidos na Atenção Básica do município. A ferramenta deve agilizar inclusive o encaminhamento para serviços especializados.
Fonte: Comunicação/Prefeitura de Catanduva