Na última sexta-feira, 11 de maio, o presidente da Câmara Municipal de Catanduva, Aristides Jacinto Bruschi – Enfermeiro Ari, decretou a lei municipal 5.927.
O projeto de lei, de autoria do vereador Onofre Baraldi, cria o ‘Programa Lições de Primeiros Socorros na Educação Básica – Lei Lucas’.
Segundo o texto, o Poder Executivo, deverá regulamentar a lei no prazo de ate 90 (noventa) dias.
O ato aconteceu após o Prefeito Municipal, Afonso Macchione Neto, vetar o projeto de lei, alegando que a norma seria semelhante a outra lei que já estaria vigente no Município.
Segundo a nova lei, o Governo deverá organizar a rede escolar para que alunos e professores tenham aulas sobre o tema.
O programa terá dois grupos de públicos-alvo com diferentes métodos de qualificação: professores e funcionários que atuam em toda a educação básica e alunos da educação infantil e do ensino fundamental.
Aos educadores, será realizada a capacitação para que possam exercer os primeiros socorros, sempre que houver qualquer acidente nas escolas que exija um atendimento imediato.
Já aos alunos, serão repassadas lições de primeiros socorros, que os faça identificarem situações de emergências médicas e números de telefone dos serviços públicos de atendimento de urgências.
Vale ressaltar que, os treinamentos devem ser conduzidos por profissionais como: médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e policiais do Corpo de Bombeiros.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva